Fórum BandNews: SPCVB e as perspectivas para 2022

Fechando as palestras do 3º Fórum BandNews, Toni Sando, presidente executivo do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) comandou a palestra Panorama e Reflexão, analisando perspectivas para 2022 após dois anos de crise.

O executivo iniciou o momento pontuando o cenário de incertezas atrelado ao novo ano. “No ano passado, apresentei uma palestra na qual previa que 2022 seria um ano com aquecimento considerável na economia. Veio a Ômicron e a guerra no leste europeu, evidenciando que é cada vez mais difícil prever o futuro”, explica.

Fórum BandNews - Palestra_Sando

Sando: 2022 é um ano de grandes incertezas para o turismo

 

Durante a palestra, Sando fez considerações sobre os aprendizados do setor nos últimos dois anos. “É impossível mudarmos aquilo que já passou, mas temos que ser resilientes para tirar bons aprendizados disso para não termos tanta dificuldade em uma eventual próxima crise”, completa.

SPCVB: ações

Ainda de acordo com o presidente do Convention, foi criada o que ele chama de “cultura do agora”. “Isso significa assumir a responsabilidade para si e lidar com o presente, tendo ousadia para enfrentar problemas e criar soluções”, analisa.

Ainda durante o painel, o executivo destacou o alinhamento entre as esferas pública e privada no sentido de fomentar o destino São Paulo para turistas do Brasil e do mundo neste período tão importante para o setor.
“Sem otimismo nem pessimismo. O importante é focarmos e sermos pragmáticos diante da nova realidade”, finaliza.


Turismo paulista e a viabilização de investimentos

Seguindo com a programação do Fórum BandNews, Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado de São Paulo, apresentou o painel Turismo em São Paulo: vetor da economia e investimentos. Na ocasião, o secretário pontuou a capacidade do turismo paulista de atrair novos investimentos, estimulando o crescimento da economia brasileira. Além disso, também foram apresentadas ações realizadas pela pasta nos últimos anos.

“Nossa missão é colocar o turismo no centro da agenda econômica, viabilizando novas estratégias e investimentos, como vem sendo feito em diversos países, como a França e EUA, por exemplo”, explica.

Fórum BandNews - Painel_Lummertz

Lummertz: novos investimentos ajudam a aquecer turismo na retomada

 

Durante sua fala, o secretário reforçou a necessidade de o turismo gerar importância política para evitar que o setor regrida economicamente. “Além disso, é importante falarmos do conceito de economia do visitante, que é aquela movimentada por pessoas que são atraídas nossos destinos, gerando receita considerável. E isso justifica também a necessidade de investirmos em atrações como os nossos distritos turísticos, criação de atrativos na capital, revitalizando os que já existem”, completa.

Turismo em SP: desafios e ações no reposicionamento do setor

Ainda durante a apresentação, Lummertz destacou alguns desafios do reposicionamento estratégico do turismo paulista nos últimos anos. Entre eles, destacam-se a criação de um ambiente que proporcione visibilidade econômica e sistêmica do setor, promoção de ambiente e informações para investimentos e estruturação do turismo de proximidade, tendência que tem registrado crescimento considerável, principalmente durante a crise sanitária.

“Nos últimos três anos, investimos cerca de R$ 1,4 bilhão em infraestrutura turística, visando justamente esse protagonismo do setor, desenvolvemos rotas cênicas e gastronômicas. Como consequência disso, aliada ao pós-pandemia, tivemos movimento recorte nas estradas de São Paulo. Além disso, temos as ações do Plano 20-30, que combina as principais vocações do estado que, articuladas com o mercado, buscam o protagonismo do setor em São Paulo”, finaliza.

Entre as ações previstas para este ano, está a ampliação da oferta hoteleira no distrito turístico de Olímpia, que já conta com mais de 30 mil leitos. Já no distrito de Serra Azul, a meta é investir R$ 1,8 bilhão até 2025.


Abear: desafios da aviação em foco

Dando continuidade à programação do 3º Fórum BandNews Expo Visite SP, Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), promotora do evento, apresentou o painel Cenários da Aviação, no qual avaliou a situação da malha aérea brasileira neste novo momento.

Em sua apresentação, o executivo pontuou as baixas sofridas pela aviação no período mais crítico da pandemia. Por outro lado, Sanovicz também afirmou que, em maio do ano passado, a média de partidas diárias voltou a crescer, devido ao retorno da demanda doméstica. Neste sentido, o mês de dezembro registrou alta de 84,7% em relação a igual período de 2019.

“Cabe observar que a segunda onda jogou novamente nossa demanda para baixo, a partir de fevereiro deste ano, mas o avanço da vacinação foi responsável por elevar nossos indicadores”, explica.

Desafios na nova realidade

Ainda de acordo com presidente da Abear, a alta do dólar e dos combustíveis aparecem como um dos maiores obstáculos para o movimento de retomada. “Hoje, os combustíveis representam 38% dos nossos gastos, e o preço das passagens aéreas também está dolarizado, o que pode frear esse movimento de recuperação”, completa.

Além disso, Sanovicz apontou que o preço do querosene de aviação teve alta de 77,8% em 2021, frente ao ano anterior. “A maioria do nosso combustível de aviação é produzido aqui no Brasil, mas nós pagamos como se não fosse, então o impacto é inevitável”, acrescenta o executivo, reafirmando os impactos do conflito na Ucrânia na aviação.

Fórum BandNews - Painel_Sanovicz

Sanovicz: com a crise, mercado se fortaleceu para enfrentar desafios

 

“O conflito pode elevar ainda mais o preço dos combustíveis, o que consequentemente pode inviabilizar rotas. O único cenário positivo possível é: da mesma forma que estávamos construindo uma retomada mais vigorosa até 60 dias atrás, temos condição de recuperar esse processo, atravessando essa crise com muita resiliência. Mas os efeitos são esses que já estamos vivendo em toda a nossa cadeia produtiva”, finaliza.


Propondo caminhos para a retomada, 3º Fórum BandNews é aberto em São Paulo

Foi aberta oficialmente, há pouco, a 3ª edição do Fórum BandNews Expo Visite SP. Com o tema Encontros e Reencontros, o evento acontece durante todo o dia no Sheraton São Paulo WTC, localizado na região da Berrini. Organizado pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), em parceria com a Band News e a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o fórum inclui debates sobre tendências nos setores de viagens, turismo e eventos, além de incluir uma feira de destinos e uma mostra gastronômica.

O encontro foi iniciado com a mesa-redonda Perspectivas e Tendências e Tendências no Setor de Turismo, Eventos e Viagens, apresentada pelos jornalistas Paula Valdez e André Coutinho, da Band News. O debate contou com a presença de Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo; Raul Sulzbacher, presidente do Visite SP; Eduardo Sanovicz, presidente da Abear; Eloy Davila, conselheiro da BeFly; e Sérgio Sá Leitão, secretário estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em sua fala inicial, Lummertz ressaltou a consolidação da retomada do setor de turismo. “A volta está muito celebrada no turismo do estado de São Paulo, assim como no Brasil inteiro. O que estamos tentando fazer é deixar claro que o turismo hoje alavanca a economia, gerando renda e empregos. Hoje, felizmente não falamos mais em pandemia. Nossa preocupação agora são os impactos do conflito no leste europeu”, afirmou.

Em seguida, Sulzbacher destacou o retorno das demandas doméstica e internacional, com impacto direto no comércio. “No último trimestre de 2021, tivemos faturamento recorde, o que já é reflexo desse retorno. A vida agora está voltando ao normal e estamos muito felizes”, diz.

Fórum BandNews - Palestrantes

Sulzbacher: a vida deve continuar e estamos muito animados

Alta de preços e impacto no setor

Dando continuidade ao debate, Sanovicz iniciou sua fala creditando o retorno à política de vacinação adotada no estado de São Paulo. Por outro lado, o executivo pontuou que o momento também é muito duro, com o conflito na Ucrânia, com consequências globais.

“Este momento de guerra, por exemplo, gera aumento no preço dos combustíveis, e isso tem impacto direto na aviação, com avanço no preço das tarifas. Iremos ter pelo menos 120 dias de muita instabilidade em relação ao preço dos combustíveis”, explica.

“Dadas as condições de câmbio e o comprometimento da renda das famílias, creio que iremos passar uma boa temporada favorecendo o turismo doméstico, o que também é muito importante, porque abre novas possibilidades e destinos”, complementa.

Em sua participação no Fórum BandNews, o executivo também afirmou que o retorno da possibilidade de comprar passagens com antecedência também pode ajudar a alavancar o retorno da demanda aérea, tanto doméstica quanto internacional.

“Hoje, você pode comprar passagem com 330 dias de antecedência, o que faz com que as pessoas se planejem e queiram viajar mais”, completa.

Aprendizados e desafios

Davila, por sua vez, afirmou que é fundamental, neste momento, repensar o setor, dada a nova realidade. “Ainda temos muito trabalho a fazer, e adotar novas políticas. Temos que passar a olhar para um mercado melhor e menor. Precisamos olhar para a frente, porque o estado de São Paulo nunca teve uma oportunidade tão boa de se promover”, destaca.

De acordo com ele, é de suma importância criar um ecossistema focado na divulgação do destino. “Estamos abrindo uma nova rede de agências de viagens, na qual iremos trabalhar novos produtos. É o momento certo para vendermos São Paulo”, finaliza.

Complementando o raciocínio de Davila, Lummertz apontou que o momento também requer novos investimentos com o intuito de criar novas atrações turísticas. “Um exemplo desses investimentos é a criação dos distritos turísticos, como fizemos na cidade de Olímpia. Saindo da perspectiva de São Paulo e falando de Brasil como um todo, é necessário muito trabalho para criar um projeto de país, a fim de viabilizar esses investimentos”, avalia.

Ainda sobre a criação dos distritos turísticos, o secretário afirma que existe uma demanda muito alta e que, agora, os esforços devem ser concentrados em criar mais ofertas para atendê-las.

Na parte de cultura, Sá afirma que em setembro deste ano deve ser inaugurado o novo Museu do Ipiranga, restaurando e ampliado para ser mais uma opção cultural para quem visita São Paulo. “O museu deve ser aberto com 12 exposições novas, para conseguirmos fomentar mais opções culturais aos nossos visitantes”, pontua.

Legalização dos cassinos e benefícios para o turismo

Ainda em sua participação na primeira mesa redonda do Fórum BandNews, Lummertz fez considerações sobre o tema – cuja urgência para votação foi aprovada na Câmara no fim do ano passado -, apontando que a legalização seria uma alternativa para aumentar exponencialmente a receita do turismo brasileiro.

“Acredito que, em relação a essa questão, estamos andando para trás, postergando a legalização dos jogos. Estamos defendendo uma medida que estruture o crescimento da economia. As pessoas saem do Brasil para jogar e, com isso, o país deixa de ganhar muito dinheiro”, explica.

Fórum BandNews - Vinicius_Lummertz

Lummertz: criação de novos distritos turísticos é meta para 2022

 

“Legalizar desenvolveria muitos polos importantes, principalmente no estado de São Paulo, se acontecer da forma em que está sendo planejado. Eu apoio, acho que é importante e a medida deve alavancar consideravelmente o turismo. Hoje, somos o polo mais importante da América Latina, e precisamos adotar novas medidas para atrair cada vez mais visitantes”, finaliza Sulzbacher, complementando o pensamento do secretário, fechando o primeiro debate do Fórum BandNews.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News