Os novos empréstimos do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) estão, a partir de hoje (7), disponíveis nos bancos autorizados. O valor do financiamento pode ser de até 30% da receita bruta anual da companhia até 2019 ou 2020 — a que for maior. As informações são do G1.

O Governo Federal espera que o número de empréstimos concedidos por meio do Pronampe chegue a R$ 25 bilhões em 2021. No ano passado, o valor foi R$ 37,5 bilhões. De acordo com a Receita Federal, as companhias que tem direito ao crédito receberão comunicados até quinta-feira (8).

No informe enviado, a Receita afirma que terá código com números e letras para validar junto ao banco. A expectativa é que 5,3 milhões se utilizem dos valores e, desse número, 4,3 milhões estão no Simples Nacional.

Em relação aos juros, a rodada renovada do Pronampe indica que empréstimos terão taxa máxima de 6% ao ano somado à Selic (taxa básica de juros). Esta foi fixada, atualmente, em 4,25% ao ano, dando a possibilidade do juros chegar a 10,25% ao ano com o programa.

Pronampe: mais informações

O prazo para pagamento pelas micro e pequenas empresas é de 11 meses, com o financiamento chegando a 48 meses. Além disso, a instituição do limite variável visa garantir que mais valores sejam emprestados nos moldes do programa conforme o maior volume liberado aos empresários.

O objetivo é fazer com que não existam tantas barreiras no momento de conceder o financiamento.

(*) Crédito da foto: Daniel Dan/Pexels