Clientes habitués e fidelizados são parte fundamental nas estratégias para a retomada da hotelaria. Apesar dos impactos gerados pela crise, os programas de fidelidade foram pouco afetados pela pandemia. De acordo com o relatório da ValuePenguin, divulgado pela Phocuswire, 14% dos viajantes se tornaram ainda mais leais às suas marcas favoritas, enquanto apenas 11% alegaram o contrário.

Cerca de três quartos dos consumidores afirmaram que o Covid-19 não afetou sua lealdades às empresas de viagens, ainda segundo a pesquisa. Um em cada quatro viajantes nos EUA agora pertence a um programa de fidelidade e recompensas relacionado a viagens, com 78% dos turistas a negócios sendo membros de algum pacote, frente a 63% dos viajantes a lazer.

Um quarto dos consumidores são membros de um programa de companhias aéreas e hotéis, com apenas 10% pertencendo a um esquema de aluguel de carros voltado para a marca.

Programas de fidelidades: descontos

Não é novidade que quase três em cada quatro viajantes que pertencem a um programa o fazem para ganhar prêmios, com 50% buscando acesso a descontos especiais e vendas, e um terço para as comodidades exclusivas para membros.

“Durante a pandemia, muitos programas de fidelidade para viagens fizeram mudanças para se adaptar à situação global e incentivar os viajantes a manterem sua associação. Essas mudanças incluíram a extensão da expiração de pontos e isenção de taxas anuais e taxas de alteração de voo. Agora que as viagens estão de volta à mesa, as pessoas estão felizes por ainda terem pontos e milhas para queimar com seus programas de fidelidade de companhias aéreas e hotéis preferidos”, afirma Sophia Mendel, da ValuePenguin.

A pesquisa constatou que os viajantes estão buscando mais em seus respectivos programas, apesar da fidelidade que possuem a pacotes específicos. Quase metade (44%) quer mais recompensas emitidas por dólar gasto, por exemplo, com 41% solicitando mais atualizações de serviços.

Cerca de 40% acham que seus programas deveriam apresentar tarifas e ofertas mais exclusivas. E 37% querem mais oportunidades de resgatar recompensas que ganharam.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire