Atualmente, estima-se que o Brasil possua mais de 10,4 mil hotéis. Destes, 86% são empreendimentos independentes, segundo publicado no estudo Hotelaria em Números no Brasil/2021, da JLL Hotels & Hospitality. Apesar de estarem em maior número em relação aos de rede, os hotéis independentes enfrentam desafios quanto à gestão estratégica e poder de comercialização. Neste cenário, foi criado o Programa Educação Estratégica para a Hotelaria Independente, com o objetivo de aumentar o potencial desses empreendimentos.

Waléria Fenato, diretora da Mark Up Consultoria e especialista em revenue management, destaca que a ideia surgiu após conversa com Roland Bonadona, CEO da Bonadona Hotel Consulting, sobre os desafios dos hotéis independentes no período pós-pandemia.

“Nesse diálogo, percebemos como o mercado possui tantos hotéis independentes e que infelizmente não têm o mesmo potencial de gestão dos empreendimentos de rede. Assim, pensamos no programa para possibilitar que esses hotéis aproveitem da melhor forma possível as oportunidades de mercado”, afirmou em entrevista ao Hotelier News.

“Como já possuímos um curso de revenue management, decidimos direcioná-lo para a hotelaria independente, que na maioria dos casos não possui as estratégias dos hotéis de rede, e com isso, queremos oferecer educação e qualificação de equipes para empoderar hotéis e apoiá-los para fazer com que voltem a ter resultados positivos”, completa.

O curso

A capacitação será iniciada no final de maio e terá duração de três meses. Além disso, no Programa Educação Estratégica para a Hotelaria Independente, serão oferecidas sessões quinzenais de mentoria em grupo.

“A ideia dessas sessões é fazer uma ponte mais efetiva entre o que é ensinado no curso e as aplicações nos desafios diários dos hotéis independentes. Também iremos promover encontros com players do mercado, trazendo informações sobre crescimento de diária média e ocupação e outros indicadores, além de apresentar perspectivas para o cenário pós-pandemia”, acrescenta Waléria.

O curso ocorre de forma totalmente online e os hoteleiros interessados podem se inscrever por meio do link.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News