No olho do furacão, não temos apenas o caos. A prova disso é a iniciativa de Fernão Loureiro, CEO da Loureiro Consultores. Ele é um dos fundadores do grupo “Benchmark Fornecedores do Turismo”, que existe há pouco mais de um ano no aplicativo WhatsApp e, no começo de 2021, decidiu auxiliar profissionais do turismo desempregados em razão da pandemia. Ao todo, são 165 fornecedores do setor ajudando.

O auxílio do mutirão é feito com uma doação de R$ 20 reais de cada membro por mês. Com isso, o total arrecadado (R$ 3,3 mil, se todos contribuírem) ajuda, de acordo com Loureiro, 30 famílias de profissionais do turismo. Até o momento, 23 famílias foram ajudadas, sendo a maioria guias de turismo, agentes de viagens e profissionais de eventos.

A criação do grupo, segundo o executivo, veio de uma reflexão sobre o grande impacto da covid-19 no setor. Com profissionais perdendo renda, endividando-se e, muita vezes, perdendo empregos, foi decidido que o próprio turismo deveria fazer alguma coisa e “se ajudar”. “Não estipulamos data de término. Vamos ajudar até quando pudermos”, diz.

Para demonstrar seriedade, a iniciativa tem ainda duas pessoas que recebem comprovantes de doação. A ideia é tornar o processo de doação mais transparente possível. Mesmo assim, Loureiro afirma que é totalmente sigiloso para ambos os lados – doadores e donatários.

A arrecadação acontece por PIX para uma conta usada especialmente para isso. A chave para transferência é o e-mail [email protected].

Profissionais do turismo: critérios

Para ter controle de quem receberá o auxílio do trade, o CEO montou uma lista observações. O objetivo é guiar a indicação de profissionais do turismo que devem receber ajuda, além de estipular outras regras aos participantes. Veja:

  1. A doação é do grupo, não de uma pessoa apenas;
  2. Haverá prestação de contas enviada por Whatsapp a todos no grupo (doando ou não);
  3. Se algum integrante está sem trabalhar e, por consequência, sem renda, pode procurar Loureiro com total sigilo;
  4. A indicação para ajudar alguém, também sigilosa, deve ter como critério primário se a renda foi cessada pela pandemia;
  5. O grupo aceita sugestões e ideias dos participantes, já que é uma colaboração conjunta.

Outras questões mais específicas da doação, como ordem de chegada, idade etc. ainda não foram estipuladas.

(*) Crédito da foto: Clark Tibbs/Unsplash