expedia- busca por viagens domesticas - internaGramado aparece na 3ª posição do ranking de destinos mais procurados

Com o aumento de reaberturas de hotéis em julho e o início da retomada do turismo, a procura por viagens domésticas se intensificou no mês passado. Segundo dados do Expedia Group, a busca por destinos brasileiros cresceu 30%  por semana no período para os meses entre agosto e outubro. Ao longo do mês, o incremento foi de 100% em relação às realizadas para dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, que configuram alta temporada.

Na semana iniciada no dia 20 de julho especificamente, o crescimento foi ainda mais expressivo:  de aproximadamente 50% sobre os sete dias anteriores, para viagens entre agosto e outubro. Embora o mês de agosto tenha sido o mais procurado, houve também altas de quase 40% nas buscas para hospedagens em setembro e outubro – mostrando que, aos poucos, a confiança para marcar uma viagem com uma antecedência um pouco maior está voltando.

“A situação no Brasil ainda é bastante difícil, com muitos destinos ainda sofrendo com restrições de viagens e abertura dos estabelecimentos. Mas percebemos que, em junho e sobretudo em julho, as pessoas ficaram mais dispostas a fazer alguns deslocamentos, o que sugere uma volta gradual da confiança para viajar”, comenta Nuno Sales da Ponte, diretor para o Brasil do Expedia Group.

De toda a procura por hospedagens em destinos brasileiros, 75% foi realizada por viajantes domésticos. Da parcela que veio do exterior, os Estados Unidos foram o país com a participação mais expressiva, com pouco mais que 10% do total.

Expedia: destinos

Confirmando os dados divulgados pela concorrente Booking.com, o Rio de Janeiro lidera o ranking de destinos mais procurados por brasileiros. Em seguida aparece São Paulo, Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Ilhabela (SP), mostrando a preferência por viagens de curtas distâncias.

As buscas por viagens a Gramado em agosto cresceram em torno de 70% entre a primeira semana de julho (iniciada em 29 de junho) e a que começou no dia 20. Já as procuras para Campos do Jordão, também em agosto, quase triplicaram, na mesma comparação.

“Os números absolutos ainda são pouco representativos em relação a um período ‘normal’, devido ao cenário desafiador que o Brasil vive em meio à Covid-19. Mas, mesmo assim, é possível notar um crescimento sustentado durante o mês de julho, algo que nos deixa otimistas para o futuro”, aponta Sales da Ponte.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Expedia Group