Além do aumento do uso de tecnologia no setor hoteleiro, outra tendência foi acelerada pela pandemia: a procura por hospedagens pet friendly. Segundo informações levantadas pela Decode, empresa de dados e client acquisition, após a quarentena as buscas pelo termo “viajar” cresceram, coincidindo no mesmo período pela procura de hotéis pet friendly, que teve alta de 238%. O comportamento de viajar com animais de estimação é uma mudança que já vinha apresentando grande relevância, o que levou muitos empreendimentos a alterarem suas políticas de hospedagens.

A expressão “como levar cachorro no avião” cresceu 170%, alavancando também outras tendências de viagens. Após uma queda no início de 2020, a chegada das festas de fim de ano e das férias escolares fizeram a procura por “viajar” aumentar 65%. As principais buscas relacionadas ao termo que tiveram aumento significativo neste fim de ano foram: viajar barato (+126%), lugares para viajar no Brasil (+114%) e viajar de avião (+91%).

Pet friendly: acomodações

No que diz respeito à reserva de acomodações, as pessoas têm pesquisado por plataformas e aplicativos, com destaque para Airbnb (aumento de 181%), Booking (+146%) e Trivago (+75%). As modalidades de hospedagem com maior procura neste mês de dezembro foram: hotel (1 milhão de buscas), pousada (368 mil) e hotel fazenda (300 mil).

Para entender melhor os planos e intenções dos possíveis viajantes, a Decode analisou mais de 96 mil tweets e, a partir das menções que se referem a viagens, detectou que: 56% contam que têm viagem programada; 15% sentem saudades de viajar; 12% têm planos, mas não marcaram ainda; 9% não irão viajar por conta da Covid-19, e 8% não fizeram planos.

Para Lucas Fontelles, head de Consumer Insights da Decode, o aumento é expressivo, mas diante das restrições, ainda é cedo para se falar em plena recuperação do setor turístico. “O comportamento nas buscas indica viagens voltadas para o turismo doméstico. O que se sobressai como oportunidade é adequação dos espaços para essa tendência pet friendly que aparece forte nesse cenário”, pontua.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Surya-Pan