O posicionamento voltado ao lazer e entretenimento da Privé Hotéis e Parques faz das perspectivas da rede um tanto otimistas. E não é para menos. Desde que o turismo deu seus tímidos sinais de retomada, foi o segmento que forneceu algum oxigênio para o mercado hoteleiro. Diante do avanço da vacinação no país, o braço de negócios da WAM Group acredita que 2021 ainda pode surpreender positivamente o setor.

“Este ano será um sucesso fenomenal para o mercado. Vamos ter o turismo acontecendo em todos os níveis. Tenho certeza de que o segundo semestre irá nos surpreender muito. Ainda estamos em fase de recuperação e precisamos nos esforçar para superar as perdas de caixa, mas temos um pipeline muito bacana que ainda vai crescer nos próximos anos”, prevê Eduy Azevedo, diretor executivo da rede.

Apesar de ainda não operar no azul, consequência do baque causado pela segunda onda de contágios, a Privé acredita em um 2022 de sucesso. Com nove unidades em Caldas Novas e outra recém-inaugurada em Penha (SC), o grupo computa atualmente R$ 400 em diária média, RevPar de R$ 117 e ocupação de 55% no acumulado de janeiro a julho.

“Em Caldas Novas mantivemos os hotéis abertos com liberação de até 75% de ocupação. Com a segunda onda, novas restrições e queda nas reservas, a ocupação acabou derrubando nosso RevPar”, ressalta Azevedo.

A empresa afirma que antecipou os cortes de custos antes mesmo do anúncio das medidas governamentais, tratando localmente os prejuízos da crise. E ao contrário da maioria dos empreendimentos hoteleiros, Azevedo garante que a rede não enxugou seu quadro de colaboradores.

“De maneira geral, nos movimentamos para fazer acordos coletivos com sindicatos que antecederam a chegada das MPs. Não tivemos demissões, pois entendemos que a qualidade dos serviços vem do treinamento de funcionários, logo, fizemos um grande esforço para mantê-los”, diz o diretor.

Privé Hotéis e Parques - inauguração - trattoria

Inauguração da Trattoria Bartolomeu

Privé Hotéis e Parques: vendas e investimentos

Para julho, período de alta temporada em Caldas Novas, e sinônimo de demandas robustas no Solar Pedra Ilha, localizado em frente ao Beto Carrero World, a expectativa é de fechar o mês com 63% de ocupação. Com um share equilibrado entre OTAs, operadoras e canais diretos, Azevedo afirma que o aumento das vendas diretas era um caminho já esperado pela rede.

“Foi algo natural com as pessoas obrigadas a ficarem em casa e passando grande parte do tempo online. Porém, com a redução dos riscos de contaminação, parceiros estratégicos como operadoras e agências de viagens voltarão a aquecer. É importante que o turismo retome como um todo. Trabalhamos com muitos players, o que é o nosso segredo para ter uma distribuição equilibrada”, pontua o executivo.

Além da abertura do Solar Pedra da Ilha, a Privé Hotéis e Parques realizou outros investimentos, como a abertura da Pizzaria Firenze, no Privé Riviera Park Hotel, e da Trattoria Bartolomeu, no Praias do Lago Eco Resort. “Também abrimos o Ondas da Praia Resort, em Porto Seguro. E temos outras inaugurações até o fim do ano”.

Azevedo explica que a abertura da Trattoria foi postergada para julho, pois com as baixas ocupações e restrições, não fazia sentido iniciar a operação do restaurante, pronto desde dezembro de 2020. “O espaço atenderá a todos os hotéis da rede e público externo. Optamos por inaugurar agora, visto que a economia está voltando e temos taxas de ocupação maiores”.

Perspectivas

Segundo o diretor, todos os empreendimentos têm registrado crescimento substancial em ocupação tanto para julho quanto para os meses vindouros. Em datas como Natal, Réveillon e Carnaval, a rede já desponta com bons índices de vendas. “Vamos ter um aumento muito significativo no segundo semestre. A recuperação vai ficar para 2022, pois não temos tempo hábil para alcançar os índices em 2021”, finaliza Azevedo.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Privé Hotéis e Parques