Três perguntas para: Priscila Toledo
29 de julho de 2024Priscila Toledo, gerente de Desenvolvimento de Vendas LATAM da Meliá, possui uma trajetória de mais de 17 anos no setor de vendas, atuando em diversas áreas como tecnologia, marketing digital e jornada do consumidor. Com vasta expertise em lideranças de equipe, gerenciamento de contas e parcerias, a executiva tem como foco principal melhorar a experiência do consumidor, utilizando sua paixão por vendas e habilidade em adaptar-se a diferentes ambientes e produtos.
Ao longo de sua carreira, Priscila construiu relações duradouras com clientes e parceiros baseadas em transparência, ética e ganhos mútuos. Com uma abordagem humanizada na gestão de equipes, estruturou departamentos de vendas, criando processos, métricas e funis, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal de seu time.
Apaixonada por desafios, aprendizado e inovação, Priscila é entusiasta da arte de vender e da transformação digital, sempre buscando criar jornadas personalizadas para empresas e clientes com foco na execução estratégica para alcançar resultados desejados.
Três perguntas para: Priscila Toledo
Hotelier News: O Meliá PRO recentemente passou por uma atualização significativa, trazendo melhorias tecnológicas e novas funcionalidades. Quais foram os principais desafios enfrentados durante essa migração e como essas mudanças têm impactado a produtividade e eficiência dos agentes e parceiros?
Priscila Toledo: O Programa Meliá PRO conta com mais de meio milhão de empresas registradas e mais de 60 mil agências de viagens; e em 2023 o crescimento foi de 16% em suas vendas. Os maiores desafios que tivemos na atualização do Meliá PRO foram:
- Integrar a plataforma profissional com o programa de fidelidade MeliáRewards, já que os agentes de viagens acumulam pontos em seu perfil pessoal, MeliáRewards, em cada venda realizada;
- Ter rapidez e agilidade para acompanhar as mudanças constantes no ambiente digital dentro do setor hoteleiro no mundo todo, e adaptar as páginas do site para 9 idiomas, respeitando a necessidade a cada região;
- Estar na vanguarda da tecnologia oferecendo melhorias importantes para cada um dos segmentos que engloba o Meliá PRO: agências de viagens, tour operadores, organizadores de eventos e empresas;
- Mudar o site para que ele fosse mais rápido e intuitivo, muito mais personalizado para cada segmento (agencias, corporativo, eventos e operadoras). A nossa nova versão do Meliá PRO traz melhorias para a navegação web, oferecendo aplicações que permitem aos clientes uma maior gestão e controle na sua atividade profissional e pessoal. Essa migração tecnológica reduz tempos de carregamento e aumenta a produtividade;
- Implementar novos recursos visuais e mais informações para que nossos agentes estejam atualizados com todos as vantagens e novidades da Meliá Hotels, como ofertas, manuais, recursos de marketing, hotéis entre outros.
Os novos recursos incluem o redesenho completo e segmentação diferente por tipo de cliente. Uma área privada para trabalhar de forma ágil e eficiente, obtendo e gerenciando informações atualizadas em tempo real, tendo a possibilidade de compartilhar informações e reservas diretamente com o cliente final. Controle transparente das comissões dos agentes, recebendo-as na hora da venda; e visibilidade durante toda a reserva dos benefícios e vantagens tanto para o agente quanto o cliente final.
O Meliá PRO oferece vantagens aos agentes como comissões exclusivas a partir de 16% para resorts e a partir de 12% para hotéis urbanos; melhor valor online garantido; disponibilidade imediata, confirmação instantânea de até 9 acomodações, acúmulo de pontos MeliáRewards a cada venda realizada, comissão recebida na hora da venda, além de tarifas agentes de viagens de até 45% de descontos.
Para o corporativo o programa Meliá PRO Corporate oferece tarifas com 10% a 25% de descontos, válidos para viagens de negócios ou lazer; além de acúmulo de pontos MeliáRewards; e vantagens exclusivas em muitos dos nossos hotéis (check-in online, entrada prioritária, garrafa de água de cortesia, ferro de passar, etc.).
E para MICE, os grupos solicitados pelas plataformas tem pontuação em dobro.
HN: Com o crescente foco na sustentabilidade, como o programa Meliá PRO está incorporando práticas ESG para alinhar-se aos valores ambientais e sociais da Meliá, e como essas iniciativas estão sendo comunicadas e valorizadas pelos clientes e parceiros comerciais?
PT: A Meliá tem um sério compromisso com a sustentabilidade. Estamos entre as empresas hoteleiras mais sustentáveis do mundo, liderando o setor na Europa. E estamos, cada vez mais, aprofundando nosso compromisso com a sustentabilidade e integrando práticas ecológicas em todas as áreas do negócio em mais de 40 países onde operamos, englobando os quatro continentes. Temos, inclusive, o aval da Ecostars, uma certificação de renome internacional que avalia e premia as práticas sustentáveis na indústria hoteleira. O portifólio de Meliá avaliado pela Ecostars inclui 160 hotéis em Europa, 60 em Américas, 40 na Asia e 10 na África.
Relacionado ao Meliá PRO, criamos o programa Road to Net Zero Events, Road to a better future, projetado para sediar eventos neutros em carbono, onde os clientes podem reservar através do nosso portal. Nosso objetivo é criar eventos que não apenas inspirem e conectem, mas também contribuam para um planeta mais verde, em que cada passo que damos hoje pode nos levar a um mais brilhante e mais verde amanhã. Em colaboração com a Creast, empresa especializada em medição e redução, realizamos o cálculo da emissão de pegada de carbono dos grupos ou eventos nos nossos hotéis selecionados com foco em MICE, medindo o consumo de energia nos quartos ou salas de reuniões, dos ingredientes do menu selecionados e outros itens, ajudando nossos clientes a tomar decisões mais responsáveis.
Os clientes são informados disso quando apresentamos uma proposta e no encerramento do evento. O programa está sendo implementado progressivamente nos principais hotéis da Meliá. Trabalharemos coletivamente para torná-lo neutro em carbono, seja através do programa de compensação da empresa, seja através do projeto “The Planet We Love” da Meliá, com créditos certificados pelas United Nations (ONU).
HN: Considerando sua experiência em desenvolvimento e vendas, quais estratégias você está implementando para fortalecer a relação com o trade por meio do Meliá PRO e como essas ações contribuem para a expansão da Meliá no mercado brasileiro, especialmente no novo modelo de franquias?
PT: Como parte do time de Sales Development, utilizo a tecnologia e ferramentas digitais que me auxiliam na prospecção e interação com os clientes. Implantamos nossa plataforma de CRM para gerenciar informações dos clientes em único só lugar, interações e dados, enviando ofertas e comunicações personalizadas para cada base de clientes, sendo agencias ou empresas.
Estamos também com uma presença mais ativa nas feiras do trade para fomentar o Meliá PRO e com ações de capitações de agencias, direcionados para nosso CRM, e em seguida os impactamos com campanhas e promoções dos hotéis; além de organizarmos pequenos eventos e bate papos promovendo nossas ofertas e interagindo diretamente com os agentes de viagens.
Utilizamos o LinkedIn, através da ferramenta Sales Navigator. Esta plataforma líder em networking profissional nos permite uma interação personalizada, facilitando a conexão com clientes potenciais, contato com os decisores, e abre portas para alianças estratégicas que impulsionam o crescimento e a inovação.
Estamos criando campanhas de marketing direcionadas a cada mercado e segmento, trabalhando em nossa base de dados, e divulgando em nossos veículos do trade. Além de landing page personalizadas para grandes empresas, com o intuito de divulgar nosso programa Meliá PRO com benefícios para os colaboradores usufruírem em suas férias.
Realizamos treinamentos e Webinars semanais sobre nossas ofertas, últimos updates dos produtos, ao vivo com a equipe dos hotéis. Engajamos e interagimos através de nossas redes sociais, das comunidades de WhatsApp, Facebook e LinkedIn, com mais de 2 mil membros, gerando awareness sobre nossos hotéis, destinos, compartilhando conteúdo e atualizações de forma rápida; e solucionando dúvidas em tempo real. Além de compartilhar fotos e vídeos para os agentes possam enviar aos seus clientes.
Principalmente com a expansão do portfólio da Meliá no Brasil, através do modelo de franquias, certamente incluindo as marcas Affliated by Meliá, INNSIDE by Meliá, Sol by Meliá, Meliá Hotels & Resorts e The Meliá Colletion, precisaremos de todos os recursos mencionados, utilizando a tecnologia e inovação para nos aproximarmos de nossos clientes, e comunicar em tempo real todas essas atualizações.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá