Uma das principais estratégias de tornar o turismo no Brasil cada vez mais sustentável é abrir mais frentes de produtos. Em um estado que recebe milhares de visitantes por ano, descobrir e profissionalizar novas localidades na Bahia é uma boa pedida neste momento de retomada. Há mais de 15 anos, a Prima Empreendimentos nasceu junto com o desejo de fomentar o destino de Baixio, a 120 quilômetros (km) de Salvador.

O projeto deu passos importantes nos últimos anos, com a abertura da Baixio Turismo, criada para proporcionar experiências aos turistas, com passeios aos atrativos da região, trilhas e prática de esportes como caiaque e stand up paddle. Em 2021, a abertura do Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa deu início ao desenvolvimento hoteleiro na vila de pescadores. E este é só o começo.

Os planos da Prima Empreendimentos vão muito além de hotéis e experiências. A empresa detém nada menos que 6.300 hectares de terras em Baixio, em uma área com 14 quilômetros (km) de praia.

“Estamos construindo um projeto turístico e imobiliário em Baixio, com planos de implantação da primeira etapa entre oito e 10 anos. Chegamos ao destino em 2006 com a aquisição do terreno e, aos poucos, fomos desenvolvendo um trabalho de infraestrutura de água, energia, tratamento de esgoto e formação de mão de obra composta por moradores da comunidade local”, comenta Luciano Lopes, diretor executivo da Prima.

Prima Empreendimentos - luciano lopes

Baixio é prioridade da Prima, diz Lopes

Hotelaria e condomínios

Além do Ponta de Inhambupe, operado pela Slaviero Hotéis, a empresa planeja abrir outros dois empreendimentos voltados ao segmento de luxo. Reforçando sua parceria com o Grupo Fasano, a Prima abrirá as portas do Fasano Baixio, com previsão de lançamento para 2022 em um projeto de 102 UHs. O outro ainda está em fase de negociação com uma marca internacional. “Também estamos conversando com operadoras para iniciar a implantação de um resort, em torno de 600 acomodações”, acrescenta Lopes.

Já a oferta imobiliária da Prima contempla o condomínio Ponta de Inhambupe, com casas integradas ao hotel. A expectativa é chegar a 15 residências no pool hoteleiro da unidade administrada pela Slaviero. “Inauguramos a primeira etapa do Ponta de Inhambupe, que consiste em um hotel boutique com 29 suítes e condomínio residencial com casas de até 238 metros quadrados (m²). As casas ficam integradas, dando mais opções de hospedagem ao cliente”, continua o diretor.

A Prima Empreendimentos também abriu um centro comercial para ampliar a oferta de produtos e serviços no destino, além de desenvolver projetos de loteamento para a expansão urbana na cidade.

“O litoral Norte da Bahia é uma das áreas que mais recebeu investimentos nos últimos 20 anos. É uma região com uma demanda interessante, com boa infraestrutura e localização privilegiada. Entendemos que o destino está se desenvolvendo e vamos somar com nossos projetos”, comenta Lopes.

prima empreendimentos - patricia guerra

Patricia: sustentabilidade é a base do projeto

Desenvolvimento sustentável

Uma das prioridades da Prima é promover o desenvolvimento sustentável do turismo, com estudos de impacto ambiental e capacitação de mão de obra local por meio do Instituto Voar.

“Baixio é um projeto de 50 anos de desenvolvimento sustentável. Não se trata apenas de abrir hotéis, mas observar seus impactos e profissionalizar a comunidade em parceria com o poder público”, declara Patricia Guerra, gerente de Marketing da Prima. “Também vamos oferecer um parque de aventuras integradas com a natureza, complementando um mix de atividades no destino”.

Os próximos passos da empresa é o mercado que vai dizer. Com uma demanda oriunda de praças como Salvador e Sergipe, o destino baiano também abraça visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E a tendência é ampliar as frentes de estados emissores por meio de capacitações de agentes e operadores.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Prima Empreendimentos