portugalO país europeu tem atraído muitos brasileiros

Portugal segue sendo um destino popular entre os brasileiros. Dados recém-divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) mostram que a presença de turistas brasileiros no país europeu cresceu 11,7% nos primeiros seis meses de 2018. O índice é resultado de uma comparação com o mesmo período no ano passado. 

O levantamento do INE tem como base as reservas hoteleiras feitas naquele país e mostram que mais de 1 milhão de diárias foram destinadas a brasileiros de janeiro a junho.

Brasileiros em Portugal: alta vem de 2017

A alta do primeiro semestre não surpreende os hotéis e secretarias de Portugal, já que no ano passado o fluxo de brasileiros bateu recorde.

Em 2017, foram mais de 869 mil cidadãos do Brasil visitaram Portugal: alta de 39% em relação aos 625 mil viajantes de 2016. O Brasil segue como o principal mercado de turismo para Portugal fora do continente europeu.

As estatísticas do turismo português, no entanto, mostram desaceleração da atividade. A quantidade de pernoites na hotelaria caiu 2,9% em junho em relação ao mesmo período do ano anterior. A retração foi ocasionada principalmente pela menor quantidade de estrangeiros no país.

Embora a quantidade de brasileiros, americanos e canadenses tenha aumentado, os principais mercados emissores europeus — Alemanha, Reino Unido e França — apresentaram retração.

(*) Foto de capa: pixabay/Laura Rinke