Na reta final das indicações do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), o Hotelier News e a QI Profissional apresentam os concorrentes a premiação de mais quatro categorias: Gerência Comercial de Vendas, Gerência de Marketing, Gerência de Governança e Gerência de Bar – Bartender.

Saindo do padrão de três finalistas, a categoria Gerência Comercial e Vendas contará com quatro profissionais concorrendo ao prêmio devido a um empate entre os candidatos. São eles: Erika Santos (Wyndham Hotels & Resorts); Henrique Machado (Swan Hotéis); Marian Fermino (Atlantica Hotels) e Zara Bastos (Iberostar Hotéis & Resorts).

Gerente de Vendas Latam, Erika é bacharel em Hotelaria pela Anhanguera Educacional com MBA em Gestão Estratégica de Negócios na FIA Business. A profissional iniciou sua carreira como auxiliar de reservas, passando a gerente de contas e gerente nacional de contas.

Machado é graduado em Turismo e Hotelaria no Centro Universitário Metodista do Sul, pós-graduado em Gestão Hoteleira no Grupo Educacional Uninter e possui MBA em Governança Corporativa e Gestão de Risco pela Universidade do Vale do Rio dos Sonhos. Já foi chefe de Recepção, gerente de Hospedagem e gerente Operacional.

Prêmio VIHP - Marian

Marian é gerente Regional de Vendas

Gerente Regional de Vendas, Marian possui MBA em Gestão de Negócios na Ibramerc e realizou cursos de especialização em Gestão de Vendas (FGV), RM (Revenue Management), Gerenciamento e Supervisão de Vendas e Negociação e Gestão de Conflitos. Sua trajetória na hotelaria começou no Maksoud Plaza como assistente de reservas, com experiências também na Accor e Rede Estanplaza.

Zara é gerente Regional de Vendas Nordeste, bacharel em Turismo pela FIB, com graduação em Marketing pela Unijorge, MBA em Gestão Empresarial pela UNIME, pós-graduada em Comunicação Digital e MBA Executivo em Gestão Estratégica de Comportamento do Consumidor. Foi gerente de Vendas na Hotelaria Brasil e no Quality Hotel & Suítes São Salvador.

Prêmio VIHP: Gerência de Marketing

Na categoria Gerência de Marketing estão concorrendo: Bruno Bomfa (Enjoy Hotéis e Resorts); Marcos Motta Nunes (Le Canton) e Thays Fernandes Garcia dos Santos (Hilton São Paulo Morumbi).

Bomfa é formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Oswaldo Cruz, BBA em Gestão de Marketing na Bond University e possui MBA em Marketing Digital pela FGV. Antes de atuar no setor hoteleiro, foi coordenador de Marketing na Siciliano S/A, analista de Marketing na Faculdade FIPECAFI e coordenador de Marketing Digital na SP Japan Motors.

Prêmio VIHP - Bruno Bomfa

Bomfa concorre pela Enjoy Hotéis

Nunes é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com MBA em Gestão Empresarial na FGV. Sua carreira na hotelaria conta com experiências no Club Med, Le Meridien Hotel, Golden Tulip Ipanema Plaza Hotel, Hotéis Marina, BHG (Brazul Hospitality Group, Rede Protel e Sesc-RJ. Ele também é professor de Gestão Estratégica, Gestão de Hospedagem e Gestão de RH na FATEC.

A gerente de Marketing do Hilton São Paulo Morumbi possui bacharelado em Administração Hoteleira (FIAM) e pós-graduação em Administração de Marketing (FAAP). Foi gerente de Marcas e Comunicação nos Hotéis Caesar Park e gerente de Contas na Meliá International.

Gerência de Governança

Mais uma categoria que contará com quatro finalistas devido a um empate. As concorrentes ao Prêmio VIHP são: Aline dos Santos Miranda (Grupo Arpoador); Elane Oitabem Santos (Hilton Garden Inn Rebouças); Emanuella Torres (Hotel Terras Altas) e Lia Pacheco (Bourbon Cataratas do Iguaçu).

Aline possui graduação em Gestão de Turismo e pós-graduação em Planejamento e Gestão Estratégica em Turismo e Hotelaria pela UBM (Universidade Barra Mansa), além de uma pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Foi supervisora de Governança no IHG (InterContinental Hotel Group), governanta e supervisora de Governança no BHG (Brazil Hospitality Group) e governanta na Rede América de Hotéis e GJP Hotels & Resorts.

Elane é formada em Turismo pela Universidade Estácio de Sá com pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Senac. Em sua carreira, atuou como supervisora de Andares, assistente de Governança e supervisora de Governança em empreendimentos da Accor, Atlantica Hospitality International, Hotel Villa Rossa, HB Hotels e BHG.

Prêmio VIHP - Elane

Elane é formada em Turismo

Emanuella é tecnóloga em Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, bacharel em Turismo pela Federação Visconde de Cairu e especialista em Docência do Ensino Superior com ênfase em Hotelaria, Turismo e Gastronomia, e especialista em Administração Hoteleira, ambos pelo Senac. Trabalhou como analista de RH, governanta, supervisora de Andares, coordenadora de Limpeza e Lavanderia em redes como Blue Tree Hotels e Rede Estanplaza.

Lia é graduada em Administração em habilitação em Marketing pela Estácio de Sá com pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Senac. Atuou como recepcionista no Port Logan Hotel, chefe de Recepção no Hotel Armação de Porto de Galinhas, foi gerente/proprietária da Pousada Marlim Porto de Galinhas, professora substituta na Universidade Federal de Pernambuco no curso de Hotelaria, consultora em Hotelaria e governanta em redes como Transamerica, Ocean Palace Beach Resort, Marsol Beach Resort e Nannai Beach Resort.

Gerência de Bar

Na categoria Gerência de Bar – Bartender estão concorrendo ao Prêmio VIHP: Adriano Farias da Silva (Palácio Tangará); Leonardo Rodrigues Gomes (Hotel Ouro Minas) e Nadini Taulois (Fairmont Rio de Janeiro).

Silva é tecnólogo em Gestão Comercial, Administração de Empresas, Marketing, Marketing Eletrônico e Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul. Iniciou sua carreira como ajudante de garçom no Restaurante Suntory, onde se tornou bartender. Conquistou o Campeonato Brasileiro e Paulista de Coquetelaria Clássica em 2006 e foi Campeão de Coquetéis a Base da Cachaça Nega Fulô em 2008. Representou o Brasil no Campeonato Mundial no Taiwan em 2007. Foi supervisor de bar no Restaurante Le Jazz Iguatemi, com passagens pelo Renaissance São Paulo Four Seasons e Hotel Emiliano.

Foto - Nadini

Nadini é bartender no Fairmont Rio

Gomes é tecnólogo em Gastronomia pela Faculdade Univeritas com cursos de bartender pela Diageo Bar Academy, Centro de Apoio do Bartender, Boas Práticas de Alimentação (Anvisa), Bartender Profissional (Diageo), Curso Profissionalizante de Churrasqueiro, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional (FGV) e Gestão de Pequenos Negócios (Sebrae).

Nadini é tecnóloga em Hotelaria pelo Senac e possui cursos de bartender e de Gestão e Consultoria de Bares pelo Drink Lab. Trabalhou como bartender no Shenanigans Restaurant & Irish Pub e no BestFork Experience.

(*) Crédito da capa: arquivo HN

(**) Crédito das fotos: Divulgação