Após quase dois anos de pandemia e uma crise sem precedentes no setor, a hotelaria celebra sua resiliência e homenageia sua principal força motora: o capital humano. É em clima de comemoração que o Hotelier News e a QI Profissional retomam o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), que chega a sua sétima edição. Com evento realizado em formato híbrido e transmitido do Novotel Morumbi pelo Grupo R1, em São Paulo, os vencedores foram revelados nesta segunda-feira (6).

O desejo de retomar a premiação, paralisada por cinco anos, era grande mesmo antes da chegada do coronavírus. O evento, que estava marcado para acontecer em 2020, foi mais um dentre os tantos postergados pela pandemia. Mas nada é por acaso. O Prêmio VIHP retorna ao calendário hoteleiro em um momento de alegria para o setor, que já vê suas ocupações recuperarem o fôlego enquanto a vacinação ganha tração no país.

O retorno da premiação começou com um coquetel no restaurante do Novotel Morumbi, reunindo jurados, convidados e finalistas. A cerimônia de premiação foi iniciada em seguida, com transmissão pelo canal do YouTube do Hotelier News. A consolidação dos formatos híbridos permitiu que o evento ganhasse abrangência nacional, com indicados de diferentes regiões do país.

No total, os jurados escolhidos avaliaram 25 critérios pré-determinados pela organização. Este ano, o Prêmio VIHP abriu a candidatura de profissionais que não estão recolocados no mercado de trabalho como forma de dar visibilidade e auxiliar o retorno desses executivos ao segmento.

Prêmio VIHP - CAPUTO

Caputo foi reconhecido como Hoteleiro do Ano

“Paramos com o Prêmio VIHP em 2016 por divergências de ideias com o intuito de mudar o perfil do evento. Estamos muito felizes em voltar nesse momento que é tão importante para reconhecer os profissionais que passaram pela pandemia”, inicia Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News. “Aprendemos muito, avançamos e estamos aqui agora para prestigiar os hoteleiros e profissionais da hotelaria”, acrescenta.

Márcio Moraes, consultor de carreira da QI Profissional, explicou como funciona o processo de curadoria dos finalistas. “É uma pergunta que sempre nos fazem. Como chegamos até eles? Esperamos as inscrições, que se encerraram em 18 de outubro e também vamos à caça de talentos. Utilizamos muito o LinkedIn e priorizamos aqueles que estão linkados a página do Prêmio VIHP. Analisamos currículo por currículo e chegamos em nove semifinalistas”.

Dentre os selecionados, a QI Profissional escolhe três currículos finalistas para a premiação. “Avaliamos mais de 25 variáveis, com grande peso no quesito formação acadêmica, visto que se trata de um prêmio que busca investimento na carreira. Realizamos uma análise minuciosa para colocar três grandes competidores na final”, complementa Moraes.

Iniciando a rodada de premiação, Raphael Martini, gerente geral do Novotel Morumbi, recebeu o troféu especial de Resiliência, representando todos os gerentes do setor. “Este prêmio em nome do Raphael, representa todos os gerentes gerais pela resiliência que tiveram nesse período de pandemia”, destaca Kutuchian. “Quem faz a hotelaria são vocês, os profissionais. Eles que fazem a hospitalidade e é isso que reconhecemos”.

Ana Paula Spolon, criadora do Prêmio Ronaldo Barreto, fala sobre o troféu que reconhece o trabalho acadêmico feito no setor hoteleiro. “Em 2016, comentamos como entre os muitos critérios para a concessão do Prêmio VIHP, a educação se destaca com peso considerável e como uma variável importante. Muitas pessoas que se inscrevem mostram com orgulho seus processos de formação, por isso sugeri que fosse incluído uma categoria de reconhecimento acadêmico”, explica.

Prêmio VIHP - ICH

A ICH Hotels foi homenageada por suas ações sustentáveis

Prêmio VIHP: vencedores

Confira a lista de premiados e homenageados na sétima edição do Prêmio VIHP:

Especial – Resiliência: Equipe Novotel Morumbi – Raphael Martini
Gerência de Alimentos & Bebidas: Ana Zambelli
Chef Executivo: Willian Carvalho
Gerência de Compras: Luciano Vieira
Bartender: Adriano Farias da Silva
Maître: João Borges dos Santos
Especial – Recursos Humanos: Daniel Battistini – Accor | Capih
Gerência Financeira / Controladoria: João Bezerra
Prêmio Ronaldo Barreto: Elizabeth Wada
Gerência de Hospedagem: Suéllen Araújo
Gerência de Governança: Lia Pacheco
Gerência de Recepção: Daniel Lopes Corrêa
Personalidade Hoteleira: Roland de Bonadona
Gerência Comercial e Vendas: Marian Fermino
Gerência de Marketing: Thays Fernandez Garcia Santos
Gerência de Receita (RM): André Bustamante
Personalidade Hoteleira: Manoel Linhares
Gerência Geral – Econômico: Marco Aurelio Costa
Gerência Geral – Independente: Pedro Döhnert
Gerência Geral – Midscale: Mayra Fernanda Rodrigues Vieira
Gerência Geral – Premium: Victor Masetti
Gerência Geral – Lifestyle: José Heleno Moreira Netto
Gerência Geral – Resort: Vasco Miguel Busca da Silva
Ação Sustentabilidade Ambiental: Danielli Nobrega e Deyzi Weber Jardim – ICH Hotels
Ação Sustentabilidade Social: Magda de Castro Kiehl – Accor
Hoteleiro do Ano: Paulo Roberto Caputo – Atrio Hotels

O Prêmio VIHP conta com o apoio do Grupo R1; ASSA ABLOY; Casa Flora; Harus; Anserve e Realgem’s.

O Hotelier News e QI Profissional parabenizam a todos os finalistas e vencedores e, claro, ao Carlos Bernardo, rs.

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News