Natália Kertes, coordenadora de Marketing do hotel Sofitel Guarujá Jequitimar
(forto: Giulia Ebohon)

Próximo a praia de Pernambuco, no Guarujá (SP), está instalado o Sofitel Guarujá Jequitimar, hotel premiado no 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade como segundo meio de hospedagem que possui uma política sustentável rentável e inspiradora. Natália Kertes, coordenadora de Marketing da unidade, enxerga no prêmio um símbolo que reforça um dos pilares mais fortes que o hotel trabalha, a sustentabilidade. 

"Além de preservar a natureza e disseminar essa cultura dentre os nossos quase 500 colaboradores, para que eles possam levar toda essa conscientização para suas famílias, buscamos com esse trabalho de formiguinha, fazer com que muitas pessoas sejam atingidas e que possam também cuidar do Guarujá, de suas praias, que são os principais atrativos da cidade", explica a coordenadora.

O empreendimento possui uma gama variada de projetos com foco no meio ambiente, estes vão desde reciclagem a plantações anuais de árvores. Atualmente, segundo Natália, a ação Emissão Zero Efluentes Líquidos é a "menina dos olhos" da unidade. 

"O programa une uma estação de tratamento de água junto a uma estação de tratamento de efluentes, que é o esgoto que o hotel produz. Então, todos os efluentes dos 301 apartamentos são tratados no próprio hotel, com uma estação própria,  e isso retorna para a utilização depois que é tratado. Essa água vai para a irrigação dos jardins, para as torres de resfriamento e também para as bacias sanitárias", conta. Através desta ação, por um ano o hotel deixa de tirar da natureza pelo menos 40 milhões de litros de água e deixa de lançar no mar mais de 60 milhões de litros provenientes dos efluentes.

Embora esta ação seja considerada a mais notória dentre as realizadas pelo empreendimento, existem inúmeros projetos que são encaminhados durante o ano na unidade, que envolve colaboradores, hóspedes e a comunidade local. Entre elas está a revitalização da praça em frente ao hotel, a visita a asilos, a coleta de lixo nas praias e apoio do artesanato local.

"Agora no fim de ano vamos ter a árvore de natal sustentável. Com os lixos reciclados dos departamentos, os colaboradores montam uma árvore com itens que variam desde capsulas de cafés até luvas descartáveis e toquinhas de cozinhas. Além disso, tem o concurso de moda sustentável, que é realizado em agosto com a participação de 12 a 15 departamentos do hotel, para fazer roupas com itens recicláveis", relata Natália.

O unidade, pertencente à rede hoteleira Accor, possui um grupo responsável por essas ações: “desde a abertura do hotel, temos um comitê de embaixadores, que se renova a cada ano, responsável por desenvolver um calendário de ações mensais neste segmento. Essas ações são apoiadas no projeto Planet 21 da Accor, que foi o projeto vencedor do ano passado", coloca.

Para Natália, o prêmio significa um reconhecimento do trabalho de toda equipe do Sofitel Guarujá Jequitimar, que busca contribuir para o cuidado com o meio ambiente. "O símbolo do prêmio é fomentar atitudes que aos pouquinhos vão transformando o meio, isso é o mais importante. Buscamos disseminar boas ações para que tenhamos mais parceiros juntos conosco, inclusive os hospedes, para que possam todos estar juntos na mesma causa", conclui.

Serviço
www.sofitel-guaruja-jequitimar.com