O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), flexibilizou hoje (7), por meio de decreto, medidas restritivas para praias, bares e restaurantes na capital fluminense. De acordo com informações do G1, ir à praia passa a ser permitido a qualquer dia e casas de espetáculos podem reabrir. As ações da Prefeitura do Rio são válidas até 20 de maio e já vigoram.

Na prática, o afrouxamento nas restrições acompanha uma abertura gradativa da cidade, diferente das diretrizes no estado do Rio de Janeiro até 18 de maio. A lista de proibições, por outro lado, inclui as atividades de rodas de samba, festas com venda de ingresso, boates e ônibus fretados de turismo (com exceção aos que trabalham para hotéis)

Dentre as principais liberações decretadas para cada setor, estão:

  • Ambulantes: estão liberados na praia todos os dias da semana
  • Academias: aulas coletivas são permitidas, mas com distância de quatro metros quadrados para cada pessoa
  • Áreas de lazer (Leblon e Copacabana): abertura permitida aos domingos
  • Bares e restaurantes (inclusive em hotéis): operam sem restrições no horário, com música ao vivo permitida até às 23h
  • Casas de espetáculos: funcionam com capacidade máxima permitida de 40%
  • Cachoeiras, parques e praias: liberados para todos os dias da semana

Além disso, aulas presenciais no ensino fundamental retornam na terça-feira (11) e estacionar na orla volta a ser liberado.

Prefeitura do Rio - Alfredo Lopes (Hotéis Rio)

Lopes: SP e MG são os principais mercados emissores para a capital

Hotelaria

Em vista de que a maior parcela de turistas da Cidade Maravilhosa é doméstica, a Hotéis Rio (Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem) vê a reabertura com bons olhos. O presidente da entidade, Alfredo Lopes, afirmou à reportagem do Hotelier News que índices tendem a melhorar nas próximas semanas.

“A liberação, principalmente das praias, ajuda muito o setor hoteleiro em termos de ocupação. Estamos recebendo muitos viajantes de São Paulo e Minas Gerais, então a flexibilização será, sem dúvidas, muito importante para manter estes mercados emissores aquecidos”, diz.

Prefeitura do Rio: posicionamento

Mesmo com essa sensação, Eduardo Paes reforçou que a retirada das restrições não são uma liberação total. Além disso, o prefeito afirmou que a fiscalização da Prefeitura foi dificultada com a “abertura”, mas pediu à população que respeite o que foi estabelecido. “Uma parte dos cariocas colaborou ao longo das últimas semanas. Então vamos continuar colaborando porque não tem ‘liberou geral'”, disse.

A decisão da Prefeitura do Rio e Paes, no entanto, acontecem em meio a um período conturbado no estado. De acordo com dados da JHU (Universidade Johns Hopkins), são mais de 770 mil casos totais na região, ao longo de um ano e dois meses de pandemia.

Somente nas últimas 24h, foram 9,185 mil infectados, com 333 vidas perdidas. Uma nova variante da doença também foi identificada no estado do Rio de Janeiro.

(*) Crédito da foto: Tânia Rego/Agência Brasil