A 396 quilômetros de Goiânia e 290 quilômetros de Brasília, Colinas do Sul (GO) é destino certo para quem busca conhecer as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros. Apostando no potencial turístico da cidade, os irmãos Marcelo Paulino e Michelle Menezes abriram, em dezembro de 2020, a Pousada Vale das Araras. Após meio ano de operações e uma boa resposta do público, os proprietários já planejam expandir o negócio.

Com dois chalés que acomodam até oito pessoas cada um, o empreendimento obteve êxito logo de início por sua localização e experiência imersiva na natureza, ponto relevante em tempos de pandemia. “Colinas do Sul é uma cidade pacata e, como estamos isolados, a pandemia não nos atrapalhou. Nossa primeira locação foi no Natal do ano passado e desde então conseguimos uma boa rotatividade, principalmente aos finais de semana”, explica Paulino.

Atualmente, cerca de 70% da demanda da pousada é oriunda do Airbnb, cenário que o proprietário pretende reverter. Paulino afirma que hóspedes habitués passaram a retornar em contato direto com o empreendimento, fruto da melhor estratégia de marketing já desenvolvida até hoje: o boca a boca.

“Nossos clientes vêm principalmente de Brasília, cerca de 50%. Mas também recebemos turistas de Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo e Paraná. A expectativa é elevar as vendas diretas com uma divulgação massiva nas redes sociais e grupos de WhatsApp”, conta.

O professor destaca que optou por empreender por acreditar no potencial do destino, mas não abandonou seu ofício original. “Não dependemos da renda do chalé, o que nos dá maior liberdade para investir. Somos pioneiros no município, então a precificação ficou relativa, pois não temos concorrentes na cidade. Não nos apegamos aos padrões de São Jorge, por exemplo, que é uma região cara, mas colocamos um preço justo que pague as contas e nos dê algum lucro”.

Julho tem como característica ser um período de alta temporada na Chapada dos Veadeiros com ocupações robustas para os meios de hospedagens. Na Pousada Vale das Araras, as reservas já começaram com demandas do Airbnb. “Não estamos 100% lotados, mas é um mês atípico. Temos pedidos de consulta e estamos aguardando o fechamento”, diz Paulino.

Pousada Vale das Araras: expansão

Localizada em uma área de 70 mil metros quadrados, a Pousada Vale das Araras está em fase de expansão e melhorias. Uma cozinha de 200 metros quadrados está sendo construída para atender os hóspedes, com previsão de entrega prevista para setembro deste ano. Outros dois chalés também serão entregues em agosto, no mesmo formato que as acomodações já existentes. Vale ressaltar que as UHs são equipadas com fogão, geladeira, microondas e churrasqueira individual.

“Teremos uma cozinha que tem potencial para ser um possível restaurante. Também vamos fazer suítes menores, sem cozinha, mas com frigobar, TV e sala. Outra novidade é a área de fogueira para os hóspedes aproveitarem a noite com uma roda de viola”, pontua Paulino.

A estrutura do empreendimento ainda conta com piscina de 78 metros cúbicos, além de criação de animais como porcos, galinhas e gado, que complementam a experiência do hóspede. Futuramente, a Pousada Vale das Araras pretende implementar serviços de traslado, city tours e passeios nos pontos turísticos da região.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News