Após comemorar 30 anos de operações, a Pousada do Sandi chega a 2021 com novidades. A hospedagem firmou parceria com a Apothek Cocktails & Co, pioneira no mercado de coquetéis engarrafados, para a criação de um bar conceito em Paraty (RJ).

Batizado de Apothekario, o espaço foi desenvolvido em dois quartos da pousada que englobam bar e galeria. A união veio da amizade entre Sandi Adamiu, proprietário do empreendimento e Alê D’Agostino, fundador da Apothek, ao lado de Rodrigo Benez, CEO da marca. Os três empresários já vinham gestando o projeto há alguns anos baseado nos temas: cultura, diversidade e sustentabilidade. “Paraty é um epicentro que traduz essa mescla”, diz Benez.

Desta forma, Sandi cedeu as acomodações no térreo da hospedagem para dar vida ao Apothekario. O primeiro, abrigará o bar, com balcão de 12 lugares. No corredor anexo, uma galeria de arte com litogravuras dos séculos XVII e XIX serão expostas com temáticas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica. “Será um bar conceito, um lab de ideias. Queremos oferecer ao público e aos amigos boêmios de Paraty um espaço de alta coquetelaria, arte e moda”, explica o proprietário da pousada.

Uma das janelas do casarão histórico vai funcionar como “balcão” para coquetéis pick and go. As criações da Apothek poderão ser levadas em kits temáticos, inspirados nas experiências de Paraty, como passeio de barco, birdwatching etc. “A ideia é dialogar com insumos locais, como as frutas e a boa cachaça”, destaca Benez.

Pousada do Sandi: coquetéis funcionais

Apothek, em alemão, significa farmácia. Seguindo o conceito da marca, um terceiro ambiente funcionará como uma micro destilaria. Para isso, o trio importou um rota destilador suíço de tecnologia de 80 anos.

O destilador de alta precisão é usado para extrair essências e conservar as propriedades puras de flores e plantas. “Vamos trabalhar não apenas com alcoólicos, mas com líquidos funcionais. Podemos criar coquetéis calmantes, energizantes, anti-inflamatórios”, explica Benez.

As propriedades calmantes do maracujá, por exemplo, vêm da flor e da folha da fruta. “Para os hóspedes da pousada, faremos um shot de boa noite, de maracujá, e um shot de bom dia, à base de cacau, alimento estimulante”, adianta Sandi.

“Além de fomentar a cultura local e a arte da coquetelaria, queremos tirar a bebida da ‘gaiola’ da festa e do entorpecimento, e trazê-la para a esfera da inspiração, abstração e magia”, diz o CEO da Apothek.

A escolha da cidade eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco, afinal, é a cereja da parceria Pousada do Sandi e Apothek. “Estamos em um momento propício para promover e fortalecer a identidade de Paraty”, avalia Sandi.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pousada do Sandi