Localizada em Prado (BA), a Pousada Casa de Maria retomou as atividades em 1º de julho, após 120 dias fechada. Esse período foi aproveitado para reformas, o que possibilitou uma reabertura de cara nova. Iracema Ribeiro, gerente Comercial do empreendimento, conta que a ocupação vem crescendo gradualmente desde então.

“Começamos com ocupação de 30%, número que passou para 70%. Agora, o indicador está batendo em 90%”, revela. A executiva destaca, contudo, que decreto da prefeitura ainda limita a capacidade dos hotéis. “A cidade só começa a atuar com 100% da ocupação a partir de novembro. Neste momento, só podemos vender 90% do inventário”, revela.

Além das reformas, a pousada ainda investiu em metodologias de higienização, buscando um ambiente seguro para os hóspedes. “Para que pudéssemos fazer a retomada, a pousada teve um investimento em produtos de segurança e treinamento da equipe”, comenta. Entre os equipamentos adotados, Iracema cita uma máquina de ozônio para higienização dos quartos.

“Quando ele sai do apartamento, antes das camareiras fazerem a limpeza, a máquina também é ligada por 30 minutos. Somente após 10 minutos com a máquina desligada é que podemos adentrar o ambiente para fazer a limpeza”, acrescenta. Os novos processos utilizados, contudo, não acabam por aí.

Além de produtos específicos para higienização, a equipe do hotel passa por treinamentos contínuos, além de utilizar EPE. “Em todo o ambiente da pousada também utilizamos peróxido de hidrogênio para higienização. A equipe foi treinada na questão de manuseio de roupas de cama e talheres, por exemplo. Fora o uso de máscara, luvas e uniforme protetor com capa.”

Iracema revela que, durante o período fechado, a pousada também fez o possível para manter a equipe de colaboradores. “Fomos uma das únicas pousadas da região onde não houve demissões”, diz a executiva.

Pousada Casa de Maria: alta na ocupação

Após meses enclausurado, o turista brasileiro fomenta a retomada dos empreendimentos de lazer. É justamente por isso que a Pousada Casa de Maria está tendo bom movimento. “Se tivéssemos 300 apartamentos, vendíamos. Superou todas as expectativas”, comenta Iracema. “Tínhamos o receio de como seria a reabertura, mas tivemos uma imensa procura.”

Pousada Casa da Maria - retomada_Iracema Ribeiro

Iracema, se limite da capacidade fosse maior na cidade, pousada estaria com melhores números

Para preparar a retomada, o empreendimento fez um trabalho de marketing, mantendo contato constante com o público durante a pandemia. “Fizemos comunicação com hóspedes antigos. Inclusive, ligamos para conversar e saber como estavam, para poder aconchegar naquele momento. E, com a reabertura da cidade, enfatizamos nossa volta para o cliente”, explica.

Quanto à ocupação, a pousada assiste a um movimento constante, de segunda a segunda. “A ocupação diária está em 70%”, comenta Ribeiro. Já sobre o público, hóspedes da região Sudeste têm dominando a demanda. “Muita gente do Rio e São Paulo. Espírito Santo e Minas Gerais já era de praxe, devido à localização, com um turismo rodoviário”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Pousada Casa de Maria