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Durante muito tempo, o setor hoteleiro enxergou o departamento de A&B (Alimentos & Bebidas) como um mal necessário. Mas o jogo virou. Se antes mesmo do Covid-19 mudar o modus operandi dos empreendimentos a gastronomia já despontava como um vetor de capital, a pandemia veio para jogar uma pá de cal no mindset do mercado de outrora. Para turbinar o faturamento no fim do mês e deixar de ser refém apenas das receitas de hospedagens, a hotelaria passou a olhar a área com outros olhos. E, assim como as demais divisões que compõem a operação, bares e restaurantes também demandam automatização para alcançar seu potencial máximo. E o POS (Point of Sale) atua diretamente nessa questão.

Assim como o restante do portfólio da Host Hotel Systems, o POS surgiu como uma ramificação do PMS. A empresa, que atua há 28 anos com ferramentas e softwares para a hotelaria, percebeu a necessidade de desenvolver uma solução direcionada para bares, restaurantes, room service e demais pontos de vendas. Afinal, o A&B é um dos setores mais complexos de um hotel, operacionalmente falando.

A ferramenta funciona tanto para hotéis independentes quanto para cadeias com um leque extenso de propriedades. Além de automatizar a operação dos pontos de venda, o POS permite a parametrização das vendas, inclusive em cross-selling.

“O POS surgiu de uma razão evidente quando a Host já atuava no setor hoteleiro. Enxergamos a oportunidade de trazer a automatização dentro do conceito de restaurante, onde o cliente tem a possibilidade de pagar o consumo no check-out, de forma adaptável”, explica João Freitas, director of Growth and Partnerships da Host.

Desenvolvido para funcionar em cloud, o POS roda em qualquer navegador, sem a necessidade de fazer download em dispositivos, deixando a operação do restaurante mais dinâmica. Como a base de dados é unificada com o PMS, a ferramenta proporciona relatórios mais assertivos e elimina perda de informações.

“A ferramenta é adaptável também para restaurantes de fora do mercado hoteleiro. Investimos em melhorias das funcionalidades e adequamos as demandas da pandemia, como cardápio via QR Code, pedidos pelo dispositivo do cliente e envio de faturas por email. Existem diversos parâmetros personalizáveis que se encaixam em diferentes perfis de ponto de venda”, acrescenta o executivo.

POS - joao freitas

Host adequou funcionalidades na pandemia, diz Freitas

Experiência contactless e atendimento otimizado

Nos últimos dois anos, tecnologias contactless passaram a ser um diferencial em qualquer experiência de serviços. Neste sentido, o atendimento automatizado reduz o contato do cliente com a equipe e permite que os colaboradores foquem seus esforços na entrega dos pedidos.

“Temos a ligação do POS com o digital keypass, onde o cliente tem acesso ao menu e pode fazer o pedido na mesa, tudo via QR Code. Não é necessário esperar o garçom e o hóspede pode personalizar sua refeição como ponto da carne, alergênicos, restrições alimentares e condimentos adicionais”, salienta Renata Carreira, manager director da empresa no Brasil.

Além dos pedidos, o POS dá a possibilidade de efetuar reservas de mesa nos restaurantes, acompanhar o fechamento do pedido e agilizar o atendimento. “O garçom não se ocupa em só tirar pedidos, mas em fazer entregas e dinamizar a operação. A plataforma oferece o controle de todos os pontos de vendas através de qualquer dispositivo”, complementa a diretora.

Para tornar o A&B ainda mais atrativo, hotéis podem destacar ofertas, sugerir pratos e customizar com fotos. Na hora do pagamento, o POS aceita diferentes moedas para empreendimentos que não trabalham apenas o Real.

“O cliente se hospeda com uma conta única, com todas as funcionalidades acessíveis via celular, sem a necessidade de lidar com filas e interações manuais para uma estada mais agradável”, pontua Freitas.

Em casos de hotéis com restaurantes terceirizados ou com operações independentes, existe a possibilidade de realizar repasses de receitas em CNPJs distintos, variando de acordo com a demanda de cada empreendimento.

Para saber mais sobre o POS da Host acesse o link.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Host Hotel Systems