35Com perfil corporativo, o mercado paranaense vive uma retomada lenta. Como já era esperado, Ponta Grossa registrou queda histórica em ocupação hoteleira em 2020. Segundo dados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, no acumulado do ano, o indicador registrou 36%, o que representa declínio de 19% em comparação a 2019 que mostrava aumento significativo ano a ano.

Em março, a entidade apontou 41% de ocupação contra 56% em fevereiro, despencando para 13% em abril, menor valor para o período já registrado. Para Henrique Plattek, diretor do Convention, os dados não surpreendem, entretanto o executivo afirma que o maior prejuízo vem com a soma de outros fatores, como a inflação.“Essas altas pegaram todos de surpresa, pois foi um momento de desaceleração econômica, momento de segurar preços ao consumidor, mas os insumos continuaram subindo”.

Plattek complementa afirmando que os valores praticados pelos hotéis diminuíram, porém os gastos aumentaram. “O bom momento de investimentos e crescimento em que estávamos antes da pandemia ainda irá demorar bastante para voltar”.

ponta grossa - Taxa de ocupação 2020

Ponta Grossa: hoteleiros

Associados ao Convention sentiram na pele, no bolso e no dia a dia os efeitos da falta de demanda. Alecsandra Hypólito, gerente geral do Premium Vila Velha Hotel, conta que os prejuízos foram observados em todos os indicadores. “Nossa taxa de ocupação caiu em relação aos outros anos, nossa diária média também está menor e mesmo sofrendo com valores inflacionados de insumos, estamos tentando nos recuperar de meses com taxas de ocupação e diárias médias baixíssimas”.

Daniel Wagner, presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, e diretor executivo do Planalto Select Hotel, também demonstra preocupação com a atual situação “O setor tem custos fixos muito altos, e por isso sofreu bastante em 2020 com a pandemia, uma vez que ao mesmo tempo em que teve essa queda brusca no faturamento, teve aumento de diversos custos ligados ao IGPM que subiu mais de 20%, e os custos extras com os protocolos de prevenção à covid-19”, enfatiza.

A fim de dar um panorama do impacto da pandemia de Covid-19 no turismo, hotelaria e eventos da região dos Campos Gerais, a entidade disponibilizou em seu site uma página com dados do setor que podem ser acessados pelo link.

(*) Crédito da foto: Divulgação