ponta dos ganchos - mes das ostras - internaHotel oferecerá menu executivo 

Reaberto desde de julho, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort trabalha em mais uma experiência gastronômica. Após o encontro com o chef do Evvai, o empreendimento agora celebra o mês das ostras, no decorrer de setembro.

Sob o comando do chef executivo José Nero, o hotel passa a oferecer um menu de quatro entradas, quatro pratos principais e três sobremesas que valorizam a ostra como ingrediente principal.

Entre as criações desta edição está o ceviche de ostras baby com tucupi e pimenta dedo-de-moça, e novidades como o blanquette de ostras com leite de coco, capim santo, cogumelo paris e purê de cará.

Ponta dos Ganchos: workshop

Para os hóspedes que se interessarem no cultivo das ostras no estado de Santa Catarina, o hotel organizou um workshop sobre o tema. As aulas serão ministradas pelo chef Nero e Vanessa Nascimento, uma expert na área e engenheira de aquicultura pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “Queremos contar um pouco sobre como o estado começou a se destacar na produção sustentável da ostra, quais são os tipos encontradas por aqui e porque elas se adaptaram tão bem”, comenta Nero.

O estado é reconhecido como o maior fornecedor do molusco no Brasil, com 95% da produção nacional. Dentre os temas abordados no workshop, os especialistas comentam, por exemplo, sobre o  cultivo de Crassostrea gigas, ostra de origem japonesa e a mais consumida no Brasil. “Mas também queremos falar sobre a ostra nativa da região, que já faz parte do nosso menu. Menor, com sabor mais suave e adocicado, chamo ela de ostra baby”, complementa o chef.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Ponta dos Ganchos