Pelo menos no comportamento do consumidor, foi tudo um pouco parecido com 2019. Ou seja, um setembro mais aquecido do que outubro, quando os brasileiros já se preparam para as compras na Black Friday. Esta é uma das conclusões do mapeamento feito pela Pmweb, em cima de dados da plataforma Let’s Book, compartilhado com o Hotelier News.

Ah, a outra conclusão, e muito positiva, é que as vendas na Black Friday devem ser recordes, obviamente com níveis superiores a 2019. Nos clientes da agência de digital gaúcha, o viés de expansão no volume de transações é claro desde julho, quando teve início a retomada na hotelaria, mas algumas ações tomadas ajudaram a pavimentar os bons resultados previstos na data.

“Setembro se consolidou como mais um mês de desempenho extremamente positivo para a venda direta. No acumulado do mês, observamos crescimento de 17% no total de usuários, 50% no total de reservas e 28% na taxa de conversão do e-commerce”, explica Strategic Consulting da Pmweb.

“A primeira quinzena do mês de setembro se destacou pelo crescimento no total de reservas em 38%, seguido pelo crescimento de 27% na taxa de conversão. Pela primeira vez desde o início das análises, a taxa de conversão mensal ultrapassou patamares registrados previamente ao início da pandemia”, acrescentou.

A executiva explica que, em outubro, o ritmo de expansão se estabilizou. “Historicamente vemos esse comportamento em outubro comparado à setembro, em decorrência da antecedência à Black Friday. Os consumidores retraem a demanda de viagem, causando uma queda no total de reservas”, ressalta.

Em 2020, no entanto, os clientes da agência gaúcha criaram uma estratégia diferente, já preparando terreno para a data. Michelle conta que muitos hotéis lançaram landings pages customizáveis Let’s Book ainda em outubro, já trabalhando a captação de leads para a Black Friday. “Isso fez com que a demanda de usuários aumentasse tanto em comparação a setembro, quanto a outubro de 19”, observa.

Pmweb: mais números

Na comparação anual, setembro foi o terceiro mês consecutivo com desempenho superior em receita líquida, tanto no canal online, quanto na central de reservas. Ambos representaram, juntos, aumento de 64%. Em outubro, o desempenho dos canais diretos foram ainda melhores do que setembro, com acréscimo de 90%.

“Esse desempenho extremamente positivo de 2020 reforça uma informação que trouxemos nas últimas análises”, comenta Michelle. “Para o mercado de lazer, a venda direta está recuperada, fortificada e é responsável por acelerar as vendas e consolidar a retomada hoteleira”, acrescenta a executiva.

Para aproveitar o ritmo acelerado de retomada nas vendas diretas, é necessário focar os esforços no planejamento da Black Friday 2020. Segundo Michelle, um indicador de que a data comercial está no planejamento dos consumidores é o volume de contatos acumulados poucos dias após a publicação das landings pages. “Para alguns clientes, a captação chegou a média semanal de 10 mil contatos desde a publicação”, finaliza.

(*) Crédito da capa: rupixen.com/Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/Pmweb