Pmweb-logo-promo

Com uma campanha pautada em conteúdos estratégicos e alinhada às mudanças de comportamento do consumidor, a Pmweb comemora a maior Black Friday de todos os tempos. A data de vendas superou os resultados de 2020, que já formam históricos, para ser consagrada como recordista em números de todos os canais da empresa.

Em novembro do ano passado, a receita acumulada dos hotéis parceiros do e-commerce hoteleiro havia subido 90% frente a 2019. Em 2021, o faturamento dos clientes da empresa de tecnologia subiram 16% no comparativo com a Black Friday anterior e 112% superior ao registrado na pré-pandemia.

“O primeiro ponto que vale ressaltar é que observamos uma grande antecipação de vendas. O mês de novembro inteiro vendeu mais que 2020 por uma série de motivos, como a demanda reprimida que já era esperada”, explica Tamiris Machado, especialista de Plataformas da Pmweb. “O turismo se atirou de cabeça para recuperar as vendas e saiu de novembro com uma receita que compensou todo o esforço”, acrescenta.

A campanha We Love Hotels foi uma aposta assertiva, que disponibilizou uma série de conteúdos trazendo estratégias e dicas práticas como forma de preparar o mercado para a principal data de vendas do ano. “Promovemos aulas sobre como organizar uma Black Friday de sucesso desde o planejamento até tendências de consumo”, salienta Tamiris. “A ideia era transmitir a expertise da Pmweb para todos os clientes, independente do porte e perfil”.

A primeira etapa teve como objetivo fazer análises de mercado e consumo, desenvolvimento de promoções com base no modelo de negócios e estudo de campanha anteriores. “Neste momento, definimos metas, possibilidades de ofertas, vouchers e landing pages”, diz a profissional.

O segundo momento foi de operacionalizar a Black Friday, cadastrar campanhas nos sistemas, ajustar tarifas e divulgar os descontos e promoções nos canais de comunicação e redes sociais. Por fim, durante o mês de novembro, a proposta era otimizar conversões e não perder abandonos de carrinho.

Canais de vendas

Na central de reservas o aumento foi significativo – de 60% – frente a 2020. As vendas totais do e-commerce subiram 68%, enquanto a comercialização de experiências teve alta de 150% na mesma base de comparação. “A venda de vouchers e experiências casa muito com o momento atual do mercado, onde os consumidores buscam momentos únicos”, avalia Tamiris.

A quantidade de room nights vendidos foi 42% acima do performado na Black Friday passada, com aumento também de tempo de estada. Para o lazer, a média é de no mínimo cinco dias, já o corporativo fica entre dois e três dias. A base de novos usuários também cresceu 66% no comparativo com 2020. “Observamos muito mais pessoas buscando descontos, o que nos trouxe uma nova fatia de clientes”, acrescenta.

Para se ter uma ideia do volume de reservas em novembro, frente a outubro, as vendas subiram mais de 70% em todos os canais. Só as comercializações de experiências tiveram alta de 122%. O Letsbook, principal produto da Pmweb, foi o canal de venda de destaque na campanha deste ano.

“Chegamos onde queríamos com uma proposta assertiva e alegre, com uma campanha colorida que transmitiu não só em ações, mas na identidade visual o nosso amor pelos hotéis. As metas foram batidas e estamos muito felizes com o resultado”, comemora Daniela Biedzicki, do departamento de Marketing da Pmweb.

Os resultados dos clientes

A Atlantica Hospitality International, rede com uma base robusta de hotéis corporativos, ultrapassou em 24% a Black Friday de 2020 e em 41% os resultados obtidos em 2019. “A plataforma da Pmweb foi essencial para alcançar estes excelentes resultados da Black Friday este ano”, declarou a operadora hoteleira.

Rafael Peccin, diretor de Marketing do Casa Hotéis, ressaltou a importância da data para a rede gaúcha. “Não só pelo volume de receita, que vem aumentando a cada ano, mas como mais uma ferramenta de fidelização e de captação de novos clientes”.

O Nannai Resort & Spa criou a campanha Dream Friday Nannai em 2019, replicada nos anos seguintes. Desde então, o volume de vendas só vem aumentando. Para 2021, a marca optou por inovar e antecipar a data de abertura das comercializações para uma semana antes da Black Friday mundial, o que resultou em desempenho duas vezes maior do que o registrado em 2020.

Em Olímpia (SP), o Hot Beach Parque & Resorts celebra uma campanha de sucesso, com receita de R$ 8,2 milhões entre vendas de hospedagens, passaportes e ingressos. “Nos preparamos com uma estratégia forte e a meta otimista era chegar a R$ 6 milhões, pois o período ainda pede cautela nas projeções de crescimento, especialmente para o setor de serviços”, explica Heber Garrido, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Ferrasa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pmweb