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Operações hoteleiras são complexas, demandando uma série de ferramentas diferentes para obter uma gestão eficiente e assertiva. Tanto no front office quanto no back office, trabalhar com soluções direcionadas proporciona maior produtividade para a equipe e entrega de serviços mais satisfatórios. Dentro desse ecossistema, o PMS atua como a cola que unifica todos os processos internos dos empreendimentos.

O setor hoteleiro se beneficia de um vasto leque de fornecedores que oferecem alternativas que facilitam o dia a dia dos colaboradores, mas trabalhar com tantas ferramentas pode gerar efeito contrário. Desta forma, integrar ferramentas é a saída mais inteligente para operar com menos complicações e menores chances de erros.

Sabendo que o PMS é o coração da operação, a Host Hotel Systems dispõe de uma plataforma cloud-based customizável, totalmente focada na gestão de acordo com as preferências e necessidades de cada empreendimento e cliente.

Em busca de oferecer uma solução completa aos hotéis, o Host PMS opera como uma plataforma flexível, dando a possibilidade das propriedades integrarem a ferramenta com mais de 400 parceiros.

“Muitas plataformas são fechadas ou cobram por integrações. Costumo dizer que, no passado, os fornecedores priorizavam suas próprias soluções e produtos. Entretanto, o cliente acabava adquirindo muitas ferramentas ou nenhuma. Oferecemos um PMS que dá a possibilidade de inúmeras conexões com CRM, sistemas de gestão de manutenção, fechaduras e demais funcionalidades internas”, explica João Freitas, director of Growth and Partnerships da Host Hotel Systems.

Além de ser uma das principais ferramentas de gestão, o PMS também foi o primogênito da Host. “O Host PMS foi a razão de nos tornarmos conhecidos no mercado e é nossa especialidade. Estivemos sempre na vanguarda do desenvolvimento desse tipo de solução em versão web”, acrescenta Renata Carreira, manager director da empresa para o Brasil.

PMS - joão freitas

Integrações facilitam a adoção do PMS, destaca Freitas

Relação de ganha-ganha

O Host PMS dispõe de um conjunto de módulos estruturais, flexíveis e adaptáveis a diferentes modelos de negócio. E, como cada hotel é único, a empresa construiu uma plataforma que conecta os clientes diretamente com outros parceiros.

“Nossa plataforma liga parceiros com business próprios, assim, a relação é de ganha-ganha. Crescemos juntos. A opção de não onerar parceiros integrações facilita a adoção do Host PMS, uma vez que hotéis e grandes redes passaram a desenvolver suas ferramentas internas. No fim do dia, o PMS é o centro da operação e, quanto mais conectado, mais satisfatória será a entrega”, avalia Freitas.

No mercado brasileiro, as integrações se tornam ainda mais relevantes, uma vez que o setor por aqui possui especificidades legais criteriosas que estão em constante mudança. “Nossos parceiros de back office, por exemplo, são nacionais. Por meio da nossa API, permitimos que eles busquem as informações que precisam, agilizando o processo de integração para nossos clientes”, pontua Renata.

A importância do suporte local

Parte vital da gestão, alguns pontos de atenção precisam ser considerados antes de contratar um PMS. Freitas destaca a capacidade de adaptação à operação como um dos principais. “Dito isto, a Host opera com vendas consultivas, sem uma forma única de implantação. Para clientes com diferentes contextos ou múltiplos empreendimentos, oferecer um bom sistema de relatórios no fim do dia oferece uma base de dados sólida para tomadas de decisão”.

Contar com suporte local, familiarizado com a legislação do país também são diferenciais. “São formas de garantir uma boa implantação e treinamento. Já atendemos clientes que esperavam até quatro meses para conseguir suporte. No Host PMS, respondemos aos chamados no mesmo dia.”, salienta Renata.

Cerca de 90% dos chamados da Host são fechados no mesmo dia com solução, enquanto os 10% restantes são questões mais complexas ou sugestões de melhorias. “Este foi um dos motivos que optamos por abrir um escritório no Brasil com profissionais experientes. Hoje, oferecemos suporte total aqui, sem que os clientes dependam de atendimento de outro país”, reforça Freitas.

O suporte local ainda promove uma relação mais próxima com o cliente, dando a possibilidade de um apoio que beira o consultivo em caso de problemas. “Com a pandemia, muitas alterações de equipe foram feitas. Estamos em constante melhoria de usabilidade da função para que o sistema seja de fácil uso e entendimento. Também possibilitamos a integração com outras ferramentas, como o Host Profile Now, nosso CRM, que permite maiores perspetiva da gestão dos dados, criando uma visão centralizada do perfil do hóspede”, acrescenta o executivo.

“Observamos empresas que oferecem bancos de dados separados por departamentos. A Host dispõe de um sistema unificado, independente da gama de produtos que o cliente utiliza, sem a necessidade de servidores ou máquinas adicionais. Essa integração de informações permite a gestão centralizada, mesmo que à distância”, finaliza Renata.

Para saber mais sobre o Host PMS acesse o link.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Host Hotel Systems