Optando por permanecer de portas abertas durante a pandemia, o Planalto Select Hotel Ponta Grossa passa por um momento de retomada gradual. Assim como boa parte dos empreendimentos no Paraná, o hotel aguarda o retorno do mercado corporativo. Com o lazer aquecido, faltam ainda os viajantes de negócios para a recuperação de fato ter início. Em função disso, portanto, as metas de 2020 ficam para o ano seguinte.

“Estamos em fase de retomada, que é uma gradual volta aos níveis de antes da pandemia, mas a recuperação do que perdemos vai ficar para 2021”, comenta Daniel Wagner, diretor executivo Planalto Select Hotel.

Planalto Select Hotel: foco no lazer

Localizado em Ponta Grossa, o empreendimento trabalhou sempre com um público voltado para o turismo de negócios, seguido pelo de eventos. “Ponta Grossa é o maior polo industrial do interior do Paraná, de modo que sempre tivemos esse público”, contextualiza Wagner, renomeado para o cargo no ano passado.

“Atualmente as hospedagens de negócios estão muito abaixo do que sempre foram, em especial as multinacionais que em geral têm restrições de viagens em nível mundial, o que acaba se desdobrando para cá. E o turismo de eventos desapareceu nesses meses”, acrescenta.

Apesar da baixa do mercado corporativo, o lazer ajuda a crescer os baixos números da ocupação. “Estamos sentindo maior procura agora pelo turismo de lazer, puxado pela tendência pós-pandemia das pessoas valorizarem atrativos em áreas naturais. Neste exato momento, a gestão do Parque Estadual de Vila Velha acabou de ser passada à Soul Parques (grupo privado ligado aos gestores do Parque Nacional do Iguaçu), o que está promovendo um grande interesse pelo complexo”, destaca.

Planalto Select Hotel e os índices da retomada

Quanto aos números da retomada, o empreendimento atingiu o ponto de equilíbrio em outubro. “Mas penso que só chegaremos a números pré-Covid após a efetividade de uma vacina”, pontua Wagner.

Sem alterar a diária média, apesar do aumento nos custos operacionais e do IGPM de mais de 20% nos últimos 12 meses, o hotel trabalha com objetivos mais pragmáticos durante a pandemia. “A meta de ocupação é de termos, no mínimo, 50% dos nossos 66 apartamentos ocupados”, diz.

Planalto Select Hotel - retomada_Daniel Wagner

Wagner: público corporativo não voltou e, com isso, metas de 2020 ficarão para o ano que vem

Operado hoje com dois terços do movimento pré-pandemia e sem restrições de número de apartamentos ocupados, o hotel trabalha com o protocolo do Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, para garantir a segurança. “Destaco também a utilização de gerador de ozônio após finalizar a arrumação dos apartamentos, que em pesquisas no Japão demonstrou ser eficaz contra o coronavírus”, acrescenta o diretor.

Em relação ao público que frequenta o hotel, a mudança trouxe turistas em viagens a lazer, com aumento significativo durante nos últimos feriados prolongados. “Foram os dias com maior número de hóspedes desde o início da pandemia”, pontua Wagner. “Eventos sociais que movimentavam bem nossa cidade (casamentos, formaturas) estão fazendo falta nos fins de semana, acredito que se forem adiados para realização em 2021 se somando aos já programados, teremos um bom movimento, ajudando a recuperação”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Planalto Select Hotel