O Hotelier News chegou à maioridade e, ao longo do mês, trouxemos uma retrospectiva dessa trajetória contada por diferentes pessoas que fizeram parte dessa narrativa. Hoje (17), vamos ir um pouco além. Nada melhor do que trazer a principal figura da marca, a pessoa que melhor a representa, para contar como foram esses 18 anos, certo? Então, abram alas para Peter Kutuchian falar!! Leiam abaixo sua versão sobre esses longos e proveitosos anos.


O ano era 2003. Trabalhava como gerente de Vendas da WebBusiness, empresa do Móris Litvak, com foco na expansão do e-Reserva, primeiro motor de reservas comercializado no Brasil. Antes, vinha de uma carreira na hotelaria que começou em 1991. Maksoud Plaza, Sheraton Mofarrej (atual Tivoli) e Gran Meliá WTC (atual Sheraton) fizeram parte da minha trajetória como recepcionista, caixa da Recepção e gerente noturno, respectivamente.

Na sequência como gerente geral, implantei o Meliá Confort Itaim e Moema, que hoje operam com as bandeiras Double Tree by Hilton e Slaviero Essential. Em 2001, depois do fatídico 11 de setembro, fui trabalhar na Gipsy Tours, do amigo Oto Gomes, que comanda a Viva Enjoy. Na época, a WebBusiness estava desenvolvendo o site da empresa e assumi a coordenação desse projeto.

Quando estava atuando na hotelaria, conheci o Schapo, jornalista especializado no setor. Ele tinha feito algumas matérias comigo e acabamos ficando amigos. Um dia ele me ligou e disse que havia saído do jornal que trabalhava. Depois de alguns falafels e drinques, resolvemos fundar o Hotelier News juntamente com o Móris, que foi quem acabou desenvolvendo o site.

Nosso objetivo era ajudar no aprimoramento da hotelaria, mostrando ao mercado as ações que os hotéis faziam. Logo o site começou a ficar conhecido e lá fomos nós. Por percalço do destino, tanto o Móris, quanto o Schapo, acabaram deixando o negócio e passei a tocar o Hotelier News sozinho com a ajuda de correspondentes em Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, de onde nosso atual editor-chefe, Vinicius Medeiros, enviava diariamente notícias da Cidade Maravilhosa.

O fato de eu ter trabalhado no setor criou rapidamente uma sinergia legal com os leitores. Afinal, quem é o hoteleiro que não tem o sonho de trabalhar com a hotelaria do lado de cá? E, olha só, já se passaram 18 anos!

Nesse tempo, tive sempre o ímpeto de trabalhar com ética e credibilidade, trazendo com minha equipe as melhores informações para o mercado. E não foram só notícias.

Uma nova fase

Peter - edição do RM Now

As edições do RM Now foram sucesso de público

Ainda na época das vendas do e-Reserva, via que a capacitação na hotelaria era algo muito necessário. Falava ao Móris que era preciso catequizar os hoteleiros.

E, em 2004, já pelo Hotelier News, fizemos nosso primeiro evento, o Hotel Internet Marketing. Na ocasião, o encontro teve a presença de especialistas no setor para dar dicas e ensinar o que era preciso fazer para ficar sempre na crista da onda.

Foram muitos eventos, tivemos workshops sobre a hotelaria butique, a série de seminários de marketing e vendas, o Hotel Bizz e, claro, o sucesso que foi o RM Now, primeiro curso de RM (Revenue Management). Ao todo, foram mais de 15 edições, em conjunto com as amigas Waléria Fenato e Gabriela Otto.

Viagens internacionais a convite de várias redes hoteleiras e órgãos de turismo colocaram o Hotelier News na ponta dos sites brasileiros especializados no setor. Recebemos várias premiações de redes hoteleiras, nacionais e internacionais. Tivemos a incursão também do portal na Argentina e Chile, publicando notícias em espanhol e unindo os hermanos do Mercosul.

Crises e pandemia

Acompanhamos as diferentes crises econômicas, que jogavam as diárias para baixo, mas sempre alertávamos que essa ação era prejudicial. Infelizmente, hoje a maioria das tarifas são as mesmas de 20 anos atrás, mas a demanda crescente nessa era pós-Covid traz grandes chances de uma virada espetacular. Isso já é uma realidade no segmento de lazer.

Falando da pandemia, 2020 foi um ano importante para nós. Fomos o primeiro portal de hotelaria a lançar lives, junto com nosso grande parceiro, o Grupo R1, do grande amigo Raffaele Cecere. Tivemos audiências expressivas, chegando a ter mais de 1 mil participantes simultaneamente em algumas edições.

Mudamos também o In Loco, nosso principal meio de divulgação dos hotéis. Antes produzido com fotos, agora esse conteúdo é totalmente em vídeo, trazendo lindas imagens dos melhores empreendimentos do Brasil.

Não vamos parar por aqui. Juntos, eu Vinicius Medeiros, agora meu sócio, temos projetos e ideias que serão divulgadas no tempo certo.

Peter e Márcio Moraes - Premio VIHP

Peter e Moraes criaram o Prêmio VIHP em 2010; aliás, a premiação volta este ano

Em 2010, decidimos Márcio Moraes, da QI Profissional, criar uma premiação para os profissionais da hotelaria, o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professionals). Sempre digo que quem faz a hotelaria é o profissional, sem ele não há acolhimento, sorrisos, entrega. E temos boas notícias, vamos voltar com o VIHP neste ano!

Não posso deixar de agradecer a todos que passaram pelo Hotelier News, dando o seu melhor, porque sem equipe não somos nada. Por isso, minha gratidão eterna para Karina Miotto, Thais Medina, Chris Kokubo, Gabriel Guirão, Fernando Chirotto, Juliana Bellegard, Juliana Albino, Dênis Matos, Filip Calixto, Giulia Ebohon, Rhaiane Sodré, Delia Coutinho, Hugo Okada, Thais Queiroz, Cristina Rispoli d’Azevedo, Maurício Costa e Shirley Matheus. E também a minha companheira Solange, meu filho Gian Luca e a equipe atual, Vinicius, Nayara, Lucas, Denise, Ari Giorgi e Modell.

E meus sinceros agradecimentos a todos os nossos clientes e parceiros, porque sem eles não haveria viabilidade comercial para estarmos aqui!

Seguimos em frente!

(*) Crédito das fotos: Arquivo HN