Não é nenhuma novidade para a hotelaria que os reviews são termômetros importantes quando se trata de melhorias a serem feitas. Mirando o crescimento na satisfação dos hóspedes, o Pestana Rio Atlântica entendeu o recado e investiu nos pontos mais sensíveis das avaliações, além de modernizar o spa e apartamentos.

Localizado em frente à icônica Praia de Copacabana, o empreendimento desembolsou R$ 2,8 milhões em reformas estruturais. Gustavo Jarussi, diretor de Operações do Pestana Hotel Group para a América Latina, explica que os investimentos seguem como prioridade da empresa em nível global e que o aporte já estava destinado às obras.

“Falando em termos gerais e mundiais, quando veio a pandemia, o foco era manter os investimentos em todas as unidades do grupo. Tudo que já estava aprovado foi mantido, não foi algo que decidimos fazer agora. As verbas destinadas às melhorias continuaram dessa forma”, pontua o diretor.

Principal empreendimento do Pestana Group em terras brasileiras, o Pestana Rio ainda se mostrava falho em alguns pontos, segundo os próprios hóspedes: elevadores, ar-condicionado e wi-fi. “Utilizamos a ReviewPro e dentro dessa ferramentas, essas três características prejudicavam muito nosso feedback, chegando a cair 14 pontos nas avaliações”, salienta Jarussi.

Tirando quase oito pontos, os elevadores eram a principal insatisfação do cliente devido a demora de operação. Em seguida, o ar-condicionado, que até então não supria as altas temperaturas do verão carioca e, por fim, a velocidade da internet. “Foram importantes modernizações para elevar a percepção dos hóspedes. Já no wi-fi, mudamos cabeamentos e investimos na banda. Em resumo, os itens mais sensíveis foram os que prosseguiram com o aporte”.

Pestana Rio - gustavo jarussi

Diretor explica que investimentos são prioridade da rede

Pestana Rio: spa e acomodações

O spa da cobertura também foi revitalizado e dobrou de tamanho. O hotel optou pela terceirização do serviço, que agora fica a cargo do B-Spa Wellness Center. A empresa parceira oferece um menu de tratamentos e terapias, com repasse do faturamento para a receita do Pestana Rio. “Nossa área era muito limitada. Com a ampliação, teremos mais opções de serviços”, ressalta Jarussi.

No setor de hospedagem, a unidade do Pestana Hotel Group planeja realizar um retrofit em 66 dos seus 241 apartamentos. Uma UH modelo está sendo desenvolvida e em fase de contratação dos itens. “O arquiteto já apresentou o projeto e o apartamento deve ser apresentado em uma segunda etapa. Em seguida, o modelo será replicado em 27% da nossa oferta total, em quartos de categoria Superior. A expectativa é que as obras sejam entregues em 60 dias, pois com as baixas ocupações, não precisamos fracionar as reformas”.

Para finalizar, o Pestana Rio fará a substituição do maquinário de cozinha, decoração do rooftop, além de desenvolver um novo projeto para o Deck Bar.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo Pestana