José Theotónio, CEO do Pestana GroupTheotónio, do Pestana Group, fala à imprensa brasileira pela 1ª vez

Com cinco propriedades no Brasil, o Pestana Group divulgou hoje (18) novidades relativas à sua expansão global. Nos planos da rede portuguesa estão a abertura de 20 empreendimentos até 2020, em um investimento total de € 200 milhões. Dessa vez, o mercado brasileiro está fora do planejamento da empresa, que foca suas atenções no público urbano, principalmente em cidades europeias. O único projeto na América do Sul fica no Uruguai.
  
O anúncio foi feito durante almoço com a imprensa, no Pestana São Paulo. Participaram do encontro José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, Sofia Fernandes, diretora da rede para as Américas, Gustavo Jariussi, diretor de Operações na América Hispânica e Latina; e Paulo Dias, diretor de Operações no Brasil. Segundo os executivo, o objetivo é, em dois anos, saltar de 90 empreendimentos para 110 (de 11 mil para 14,3 mil quartos).

“Estar presente em mercados importantes, como as principais cidades europeias e do continente americano, é nosso objetivo. Os novos projetos ficam em capitais importantes, como Nova York, Madrid, e outras cidades como  Ilha da Madeira, Algarve, Tróia, Óbidos, Porto e Marrakesh”, explica Theotónio.

Mais da metade dos novos empreendimentos serão destinados ao público urbano, com foco nos mercados europeu e de Nova York, que tem o segundo maior pipeline do mercado americano. Já Portugal ganhará propriedades voltadas a lazer. Entre elas, duas que já foram inauguradas: o Pestana Amsterdam Riverside Hotel & National Monument, na capital holandesa; e o Pestana Porto – A Brasileira, aberto em março.

Sobre o Brasil, Dias explicou que a falta de prospecções no país é decorrente da situação instável que o mercado atravessa. “Estamos bem consolidados aqui com cinco unidades. Não temos dívidas com terceiros e temos muito interesse em ampliar nossa presença, mas este não é o momento. Se a economia melhorar e a estabilidade se manter duradoura investiremos. Por enquanto vamos focar nesses 20 contratos já fechados”, confirmou.

Pestana: estrutura de trabalho

Com pouco 7 mil colaboradores, a rede portuguesa executa, segundo os executivos, "uma mudança no modelo de negócio". Em 2017, o Grupo pestana otimizou seus serviços centrais e unificou setores de Vendas e Marketing em Lisboa. A prática se justifica em razão de um melhor funcionamento desses departamentos, considerados estratégicos.

Levando o conceito de realizar um serviço de "pessoas para pessoas", o objetivo é impactar também a equipe de funcionários. “Com essa ideia, o plano é maximizar os lucros e melhorar a ocupação e nosso preços”, explica Sofia Fernandes, que citou três passos seguidos pela empresa.

O primeiro está voltado ao olhar mais aprofundado em cada unidade. O segundo em aumentar a sensação de grupo ao cliente e reforçar a "ideia de rede". Por fim, os serviços de Marketing possuem a terceira decisão: chamar a atenção das pessoas.

(*) Crédito da foto: Lucas Kina/Hotelier News