GlobalData - estudo influenciadores digitaisPúblico jovem deve ser retoma primeiro viagens internacionais, diz o estudo

Viajantes jovens, fora do grupo de risco, devem a ser cruciais para a retomada da indústria de viagens. Muito provavelmente, esse público deve ser o primeiro a fazer viagens internacionais, por exemplo. Ainda assim, 35% da geração Z e 48% da geração Y ainda têm preocupações sobre o Covid-19, aponta pesquisa da GobalData. Neste cenário, influenciadores digitais que falam com essa parcela da população são relevantes para estratégia de marketing das marcas, certo?   

Essa é uma das principais conclusões do estudo promovido pela GlobalData. Sim, comunicar bem com esse público que deve puxar a retomada será extremamente útil. Mais ainda, entender o que ele pensa será indispensável para a criação de estratégias de marketing assertivas, explica Johanna Bonhill-Smith, analista de Travel & Tourism da empresa de pesquisa de mercado.  

"Em meio à pandemia, os hábitos dos consumidores mudaram e a importância de ter uma presença efetiva nas mídias sociais foi aumentada. Órgãos de promoção de destinos turísticos, por exemplo, devem se envolver com influenciadores e operar em plataformas multicanais para garantir uma exposição mais forte de recuperação", avalia Johanna. A percepção é que outras marcas do setor de viagens devem fazer o mesmo.

GlobalData: estratégia digital

Em vez de uma imagem induzida de campanhas de TV, Johanna acredita que a percepção de outro viajante sobre um destino (ou um hotel) gera mais credibilidade. Ela cita ainda que, durante o período de isolamento, redes sociais como Twitter e YouTube foram largamente utilizadas por consumidores e marcas. Plataformas novas, como TikTok, também mostraram potencial para marketing, especialmente entre os Millennials. 

"O tráfego das redes sociais aumentou drasticamente, já que muitos consumidores as utilizavam para aliviar o estresse das políticas de isolamento. É provável que certas mudanças continuem, com alguns indivíduos adotando esse comportamento para combater ansiedades. Neste cenário, influenciadores digitais devem ser considerados como ferramenta importante nas estratégias de marketing durante a retomada do mercado", finaliza Johanna.

(*) Crédito da foto: Olichel/Pixabay