Mesmo com a perspectiva de vacina cada vez mais real, Pernambucano ficará sem Carnaval em 2021. Ontem (17), o governo do estado  anunciou a suspensão da festa popular para melhor controlar a pandemia. A decisão é válida para todo o estado e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, teve como base o atual momento epidemiológico e os indicadores da doença. Em 2020, o evento gerou boa ocupação na rede hoteleira.

“Essa não é uma decisão fácil, pois o Carnaval representa muito mais do que uma festa para o povo pernambucano. É fato que, até fevereiro, não teremos a maior parte da população vacinada. E, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões”, justifica André Longo, secretário estadual de Saúde de Pernambuco.

O governo pernambucano publicou ontem novo decreto prorrogando o Estado de Calamidade Pública até o dia 30 de junho de 2021. A validade é de 180 dias e a medida começa a vigorar em 1º de janeiro de 2021. “É fundamental para a condução do enfrentamento da Covid-19, inclusive nos esforços logísticos que teremos de fazer para viabilizar a vacinação”, ressalta Longo.

Pernambuco e pandemia

Segundo Longo, o estado fechou a Semana Epidemiológica 50 (encerrada no dia 5) com alta nas solicitações de UTI e de casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Foi o quarto aumento seguido nos indicadores epidemiológicos. Na SE 50, houve aumento de 2,5% nos casos de Srag suspeitos para a Covid-19, na comparação com a SE 49, e de 9,8% em relação à SE 48.

Para o enfrentamento à pandemia, o governo local já nomeou 3.036 profissionais aprovados em concurso público para serviços na Secretaria Estadual de Saúde. Em paralelo, trabalha para colocar em operação mais leitos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. “Continuamos trabalhando incansavelmente para garantir a assistência à população, o processo de vigilância e monitoramento da doença e a chegada da vacina. Mas de nada vão adiantar todos os esforços se a população não fizer parte desta luta contra o vírus”, finaliza Longo.

(*) Crédito da foto: Sumaia Villela/Agência Brasil