O segmento de multipropriedade tem crescido cada vez mais no Brasil. Segundo divulgado pela Adit (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o número de empreendimentos em 2021 foi calculado em 128. Contribuindo para este crescimento, foi anunciada a construção de uma propriedade no modelo de multipropriedade sustentável no município de Penha (SC). O Amazon Fun Parks terá atrações envolvendo artes, ecologia e esportes.

O investimento ressalta a consolidação do segmento no Brasil. De acordo com relatório divulgado pela Caio Calfat Real State Consulting, o crescimento registrado no último ano foi de 17%.

“Estou muito feliz com a chegada do empreendimento turístico Amazon Parks aqui na cidade de Penha. Sediar o primeiro parque temático sobre a Amazônia do país comprova que podemos desenvolver esta região para se tornar um polo nacional de parques temáticos, atraindo turistas de todo o mundo. Além disso, será um equipamento que contribuirá para manter os visitantes por mais tempo no município, ampliando a economia local em toda sua cadeia produtiva, além de trazer novas famílias que buscam por uma residência de praia, famílias jovens que apostam na sustentabilidade como condição para melhorar o futuro do planeta e que estão familiarizadas com a economia compartilhada”, avalia Aquiles da Costa, prefeito de Penha, onde em março deste ano foi inaugurado o Solar Pedra da Ilha, projeto misto da WAM Hotéis que une hotel e multipropriedade.

“O Amazon Fun Parks estará em uma belíssima região brasileira. Penha, dentre tantos municípios brasileiros, é uma cidade com forte potencial turístico. Este novo projeto imobiliário, com certeza, vem para ampliar a vocação turística da cidade e contribuirá para consolidar a cidade como destino internacional para o entretenimento, além de educação ambiental, apoio a projetos sustentáveis inovadores, fomento a novos negócios em consonância com o meio ambiente, entre outros”, pontua Alvise Migotto, diretor de Relação com Investidores da Amazon Fun Parks.

Amazon Fun Parks: estrutura e vantagens

O novo empreendimento será construído em uma área de 19 mil metros quadrados (m²) de áreas comerciais e entretenimento e terá, ao todo, 699 apartamentos. A primeira fase da construção deverá ser iniciada em 2022 e contará com 199 apartamentos.

Segundo Flávio Mundim, coordenador geral em Multipropriedade da Amazon Fun Parks, a propriedade compartilhada cresceu em meio à crise provocada pela pandemia e se consolida cada vez mais.

“A propriedade compartilhada trouxe uma oportunidade ao turismo mundial – que foi fortemente atingido em períodos de lockdown – e aos investidores, que puderam diversificar a sua carteira de ativos em imóveis de forma mais acessível e a viajantes que ansiavam pela retomada das atividades turísticas. Dessa forma, cresceu e se desenvolveu, inclusive, de forma jurídica para proteção dos investidores, alcançando VGV de R$ 24 bilhões em 2020. É uma indústria que só tem se desenvolvido e uma oportunidade que se encaixa perfeitamente no bolso e no gosto de quem não quer ficar em casa”, explica.

O executivo aponta ainda que, entre as vantagens de adesão ao modelo, está a relação custo x benefício mais acessível, por conta da divisão de despesas com outros proprietários.

“A multipropriedade é mais acessível e, ao mesmo tempo, no caso do Amazon Fun Parks, oferece o conforto de imóveis de alto padrão com completa infraestrutura à família para os períodos de férias. E, caso a pessoa não usufrua do imóvel em algum dos períodos prefixados para a sua utilização, também poderá disponibilizá-lo para a rede hoteleira que irá administrar o empreendimento e rentabilizar com aluguel/hospedagem para agregar valor à renda familiar. Além disso, assim como qualquer outro investimento no mercado imobiliário, a tendência é que a fração de uma propriedade compartilhada, que é escriturada e individual, valorize cada vez mais a cada ano que passa e, além disso, o proprietário poderá vender a sua cota qualquer momento que desejar”, analisa Mundim.

“O foco principal, no caso dos empreendimentos turísticos, é garantir um alto padrão de férias e, ao mesmo tempo, ajudar famílias a economizar quando comparado com outros formatos de hospedagem. O proprietário pode optar por usufruir do seu apartamento no destino adquirido ou ainda aproveitar um dos 4 mil destinos que serão disponibilizados aos donos de imóveis da Amazon Fun Parks por meio da gestão hoteleira. Por isso, é uma modalidade procurada e indicada para famílias com idades acima de 30 anos, que viajam pelo menos uma vez por ano”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Amazon Fun Parks