Já imaginou reduzir o tempo de construção de um hotel, de forma que, enquanto as estruturas são erguidas, os quartos são criados paralelamente em uma fábrica? Pois a construção modular entrega essa praticidade, que agora está disponível para a hotelaria nacional. E o executivo por trás disso é Paulo Salvador, que volta ao Brasil para assumir como CEO da Modularis

Segundo o executivo, o mercado para este tipo de serviços ainda está em fase inicial. “Percebemos outras empresas se movimentando. A vantagem da Modularis é que ela já tem 10 anos de existência. É referenciada por mais de 150 grandes empresas brasileiras”, explica Salvador.

Antes de falar do mundo de negócios, talvez seja necessário aprofundar-se no tema. Afinal, o que é construção modular? “É um modelo construtivo que chamamos de ambiente controlado. Isto é, utiliza-se técnicas da produção industrial para controlar todas as etapas da produção, seja de um hotel ou residência, dentro de uma fábrica. Você faz as paredes, colunas, revestimentos, banheiro, chega até o ponto de fazer o quarto montado “, esclarece Salvador.

Assim, o quarto sai da fábrica praticamente pronto. Depois de carregado no caminhão, chega à obra e o módulo é empilhado “como se fosse um lego”. “E assim vão sendo montados os andares. É possível construir prédios de até 26 andares dessa forma”, adiciona Salvador.

Paulo Salvador: vantagens e cenário

Entre os principais benefícios da construção modular, Salvador destaca a sustentabilidade. “Uma vez que parte da obra é dentro de uma fábrica, onde tudo é minimamente calculado, é possível reaproveitar materiais. Praticamente não há desperdício nesta etapa”, explica. Já a segunda grande vantagem é a economia de custo. “Como é produzido em série, é possível ter uma redução de custos na construção dos quartos”, completa.

Há ainda uma terceira vantagem, já citada anteriormente: a redução pela metade do tempo de construção de um prédio. “Enquanto a propriedade está sendo erguida, os quartos estão sendo fabricados em um ambiente controlado. Quando termina, você sincroniza a obra com a entrega dos apartamentos, encaixa um atrás do outros e, em três meses, está tudo montado.”

No exterior, a prática da construção modular já foi aderida por empresas como a Marriott International. “Hoje 35% dos hotéis são construídos por meio da construção modular”, afirma Salvador, sem cita a fonte da informação. “Há também uma rede holandesa que tem 70% de suas unidades construídas nesse modelo”, pontua Salvador.

Já no Brasil, o executivo aponta alguns players já estabelecidos, mas no mercado imobiliário residencial. “Há outros que já desenvolveram alguns projetos com a Samba Hotéis, mas tudo ainda é incipiente. A maioria dos projetos de hotéis ainda é construída de forma tradicional, que leva cerca de 18 meses”, comenta.

Há mais de 10 anos no Brasil, a Modularis tem amplo portfólio na área industrial, fazendo projetos para empresas como Ambev, Scania e Volkswagen. “E, agora, estamos entrando no segmento residencial e hoteleiro. Estou voltando para o Brasil para justamente assumir a empresa e esse segmento, que é bastante promissor”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News