De partida para Paris em oito dias, Patrick Mendes se despediu ontem à noite (26) do trade em evento no Pullman Ibirapuera, em São Paulo. O encontro, que teve também a participação de investidores e parceiros comerciais da Accor, serviu ainda apresentar “presencialmente” o novo líder de rede francesa na América do Sul. Boa praça, falante e dedicado no português, Thomas Dubaere reiterou seu desejo antigo de trabalhar na região e contou bastidores de como foi essa mudança.

Todas as lideranças da Accor na região marcaram presença no evento, como Roberta Vernaglia (VP de Marketing), Antonietta Varlese (VP Comunicação), Mauro Rial (CFO), Philippe Trapp (VP Luxury e Upscale), Olivier Hick (VP Midscale e Econômico) e Paulo Mancio (VP Design e Construção). Além deles, figuras histórias da rede no país e ex-lideranças, como Roland Bonadona e Paulo Salvador, e parceiros, como Ricardo Mader (JLL), Diego Canteras (HotelInvest) e Mauro Oliveira (Realgem’s), estiveram no encontro.

Em sua despedida, Mendes falou de forma descontraída, citou os objetivos atingidos na região e agradeceu ao público presente. “Foram nove anos incríveis. Assumi com 200 e poucos hotéis e vou embora com mais de 400“, comentou Mendes, que garantiu que virá muito ao Brasil. “Viajarei bastante na minha nova posição. Certamente nos veremos em breve. E gostaria de agradecer a presença de cada um de vocês. Ver todos aqui presentes é um presente. Está vendo, Thomas? Saiu agora no improviso! Com mais uma semana de Brasil você já estará falando frases assim em português”, brincou.

Novo COO (Chief Commercial Officer) global, Mendes aproveitou para dar uma breve atualização da operação da Accor por aqui e no mundo. Para ele, já há uma luz no fim do túnel chamado pandemia no Brasil. “Ela está lá piscando. Hoje, temos 86% dos hotéis reabertos na América do Sul. No resto do mundo, a China está indo bem, assim como Dubai, que está aquecendo além das expectativas. Austrália está mais ou menos e a Europa deu passos atrás com os novos lockdowns”, informou.

Antes de passar o microfone para Dubaere, fez um elogio a nós brasileiros e uma recomendação ao seu substituto. “Ter tantos parceiros e amigos aqui é o que de mais valioso vou levar. A outra foi aprender a fazer business de uma forma diferente, criando relacionamentos e amizades ao mesmo tempo. Vou levar esse jeito de trabalhar para sempre e, Thomas, você terá que aprender, viu?”

Despedida Patrick Mendes - chegada Thomas Dubaere_interna

Dubaere, Mendes e a passagem do bastão: um passa o Réveillon no Brasil, o outro volta à França

Thomas Dubaere: o novo big boss

Falante, simpático e também descontraído, Dubaere dividiu seu discurso entre o inglês e o português. Começou contando uma história que comprova seu grande interesse em vir atuar por essas bandas. “Trabalhei muitos anos na Espanha e falo bem espanhol. Um dia, bati na porta do nosso CEO e falei: há uma vaga na América do Sul, para cuidar dos hotéis na Argentina, Uruguai e Chile, e gostaria de ir. Bem, era 2008, veio a crise e nada aconteceu”, disse.

Anos depois, rememorou Dubaere, pintou outra oportunidade quando Bonadona preparava sua sucessão na América do Sul. “Liguei para o Sébastien (Bazin) e falei: chegou minha vez. E ele só me respondeu: boa ideia, mas um pouco atrasado. E o motivo do meu atraso está bem aqui ao meu lado”, riu, apontando para Mendes. “Bem, quando Sébastien me perguntou quem poderia me substituir, Thomas foi meu candidato número um”, retribuiu Mendes.

Mesmo ciente dos desafios para os próximo anos, Dubaere se disse otimista. Ressaltou ainda que a rede francesa assinou 10 contratos em meio à pandemia. “Isso só mostra a confiança dos investidores e parceiros em nós”, comentou o executivo, casado com Bárbara há mais de 20 anos, pai de Ernest (18 anos) e Juliette (15 anos). À reportagem, comentou que já passa o Réveillon no Brasil, mais especificamente em Trancoso (BA). Seja bem-vindo, meu amigo!

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News