Todo mundo já passou por isso: pedir para alguém tirar uma foto e ver escapar um dedão na frente da câmera para acabar com a imagem. No mundo instagramável de hoje, é quase um pecado ter momentos marcantes manchados por esse tipo de situação, certo? Para reduzir a chance de decepções e garantir a melhor experiência dos hóspedes, a Hilton lançou o programa Waitographer.

Oi, como é? Numa tradução literal, a palavra criada para representar a nova iniciativa une os termos garçom e fotógrafo. E é isso mesmo: a Hilton está treinando seus atendentes de bares e restaurantes dos hotéis para torná-los “profissionais de fotografia” e, com isso, capturar ótimas fotos dos hóspedes.

Waitographer - Hilton_fotografia - interna

Waitographer é garantia para a realização da foto perfeita 

“Todos nós já sentimos aquela decepção de ver o que poderia ter sido uma foto incrível arruinada por habilidades fotográficas ruins. Com o programa, eremos o prazer de fornecer a resposta!”, afirma Emma Banks, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de A&B da Hilton EMEA (Europa, Oriente Médio e África, na sigla em inglês). “Esteja você visitando nossos hotéis para uma estadia ou apenas uma refeição, queremos que as ótimas lembranças durem além desse momento.”

Para treinar os garçons e garçonete da rede, a Hilton trouxe o fotógrafo Roger Moukarzel. Cada um deles recebe um certificado ao fim da capacitação, além de um crachá para fácil identificação do waitographers. O projeto teve início no começo do ano, nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita, e agora desembarcou no Reino Unido após o sucesso no Oriente Médio.

“Estamos ansiosos para expandir ainda mais essa iniciativa para ajudar a combater fotos mal tiradas em escala global, para que clientes e hóspedes possam ter certeza de que suas memórias serão perfeitamente capturadas no Hilton!”, comenta Emma. Até o momento, já são mais de 500 colaboradores treinados em todo o mundo.

Ação e reação

O Waitographer não vem de repente, O programa, na verdade, foi criado após pesquisa da Hilton no Reino Unido revelar que 38% das fotos capturadas por garçons e garçonetes são consideradas ruins. Entre as gafes mais comuns estão: cortar a cabeça das pessoas, não colocar todos na foto, desfoque, dedos na lente e tirar apenas um clique em vez de vários.

Para espalhar boas práticas, Moukarzel compartilhou algumas das dicas que usa nos treinamentos. Veja abaixo, até porque elas também podem ser de valia para qualquer pessoa:

  • Evitar zoom: o ideal é se aproximar para evitar que as imagens fiquem desfocadas ou pixeladas.
  • Sorrisos: o objetivo de qualquer foto é capturar o momento perfeito, então converse com as pessoas para fazê-las rir ou sorrir.
  • Equipamento: é sempre importante garantir que a lente esteja limpa para evitar perda de qualidade, utilizando tecidos macios para limpar.
  • Opções: o fotógrafo deve sempre tirar mais de uma foto ou utilizar do modo burst, para assegurar que haja pelo menos uma boa imagem captada.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hilton