Entender o passado é fundamental para projetar o futuro. E, de fato, produzir a reportagem sobre os 18 anos do Hotelier News foi um exercício interessante para falar sobre as próximas décadas. Sim, pois esse é o objetivo, deixar a marca em evidência no trade turístico por mais uns pares de décadas. Muito trabalho aguarda a equipe, mas os planos já estão todos desenhados.

Voltando ao passado, analisá-lo foi realmente fundamental para planejar os próximos passos. O foco será cada vez maior em conteúdos para hoteleiros, público-alvo prioritário do Hotelier News. “Durante muitos anos, publicamos reportagens que abrangiam outros segmentos do trade. Tanto é que conquistamos outros leitores como os agentes de viagens nos lêem  também. Nos últimos alguns anos passamos a fazer jus ao nosso nome”, brinca Peter Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News.

Para tal, a equipe do site fez o básico: fez uma pesquisa com os leitores. “Tivemos insights interessantes, que nos ajudaram e remodelar o conteúdo”, explica Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News. “Percebemos, por exemplo, que as reportagens mais populares estão ligadas aos assuntos de dia a dia dos hoteleiros, como questões operacionais, de A&B (Alimentos & Bebidas) e, claro, de marketing e vendas”, completa.

Além disso, como o setor é feito por e para pessoas, matérias focadas nos executivos que fazem a roda girar também têm grande apelo. “Foi daí que sugeri ao Peter a sessão Três perguntas para. E ela nasceu durante a pandemia. Minha ideia foi o seguinte: se o momento está tão difícil, vamos dar voz aos hoteleiros para saber o que eles estão pensando e sentindo sobre isso tudo”, explica Medeiros. “Hoje, é uma das editorias de maior audiência, com grande engajamento nas mídias sociais, especialmente LinkedIn, que é uma rede profissional”, acrescenta.

Então, após entender melhor os interesses dos leitores, o Hotelier News passou investir forte em conteúdos autorais. “É disso que trata o bom jornalismo, na verdade. Tudo se baseia em apurar, checar, rechecar as informações e levar ao público temas dos quais os leitores se interessam e se identificam”, afirma Medeiros. “Temos dois profissionais muito qualificados conosco para planejar e executar esse trabalho. Somos agradecidos de ter a Nayara Matteis e o Lucas Kina ao nosso lado”, completa.

 

 

Maioridade - live governança

Live que debateu os protocolos de segurança para conter a pandemia teve audiência recorde

Plataforma multimídia e eventos

Outro foco para futuro é o investimento em conteúdos multimídias. O passo inicial foi dado no ano passado, com o lançamento das lives, que tiveram sucesso imediato. “Temos que agradecer muito ao Raffaele Cecere e ao Grupo R1. Foi um projeto pensando a quatro mãos que deu muito certo”, relembra Kutuchian. “Tivemos audiências excepcionais, com transmissões com mais de 1 mil pessoas simultaneamente. Estamos preparando a volta das lives, em outro formato, e teremos novidades em breve”, completa.

As lives deram origem ao Hotel Connection, programa de entrevistas inspirado no Roda Viva, sucesso de crítica e público e com décadas de audiência na TV Cultura. “Procuramos reunir uma bancada de especialistas para sabatinar os convidados. Temos a sorte dupla de encontrar bons parceiros dos dois lados da bancada, ou seja, entrevistadores e entrevistados”, conta Medeiros, que apresenta o projeto.

“Quero fazer um agradecimento a essas pessoas, casos da Gabriela Otto, Paulo Salvador, Roland Bonadona, Augusto Rocha, Pedro Cypriano, Francisco Costa Neto, Tricia Neves, Pedro Freire, Carol Sass, Júlio Gavinho, Ricardo Mader… a todos que formaram a bancada comigo até hoje. Ah, um registro especial deve ser dado a Gabi: foi ela quem deu nome ao projeto”, afirma Medeiros. “E, claro, não posso deixar de mencionar todos os entrevistados. Do primeiro, que foi o Eduardo Giestas, à última, que foi a Flávia Lorenzetti.”

Segundo Kutuchian, conteúdos multimídias serão as próximas ações do Hotelier News. “Há mais projetos saindo do forno, como o lançamento de um podcast. Outras iniciativas em vídeo especificamente para serem consumidas em nossos canais nas redes sociais também estão no radar”, destaca. “Temos uma equipe unida e preparada para dar conta disso tudo. Além disso, temos sorte de contar com parceiros muito importantes, como é o caso da R1 e do programa Jazz Masters”, acrescenta Kutuchian.

Maioridade - prêmio VIHP

Depois de cinco anos, o Hotelier News volta a organizar o Prêmio VIHP com a QI Profissional

 

De fato, o rádio é outra frente aberta recentemente pelo Hotelier News. A parceria com o programa da rádio Alpha FM e de outras tantas pelo Brasil, que transmitem o Jazz Masters permite aos hoteleiros levar informações dos seus empreendimentos ao público entusiasta do jazz. “A parceria vai de encontro também com nosso objetivo de longo prazo de se aproximar do público-final”, explica Kutuchian.

Outra aposta do Hotelier News é a retomada do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional). Prevista para novembro, a premiação elege os melhores profissionais em cargos de liderança na hotelaria nacional. O prêmio caminha para sua sétima edição e conta com várias categorias. Para promovê-lo, o Hotelier News conta com a parceria da QI Profissional, que faz um criterioso trabalho de análise para definir os ganhadores.

“Juntamente com o Márcio Moraes, havia estruturado o retorno da premiação no ano passado, mas a pandemia adiou nossos planos. Muito em breve confirmaremos datas e mais informações sobre o VIHP”, adianta Kutuchian. “Sem pessoas não há hotelaria. Pode haver uma marca, mas nada se constrói sem os profissionais que atuam no setor. Por isso criamos, junto com a QI Profissional, o prêmio e, mais ainda, é para homenagear esses executivos que vamos retomá-lo”, finaliza.

(*) Crédito da capa: geralt/Pixabay