Não é nenhuma novidade que a relação entre as OTAs e hoteleiros é permeada por questões que dificultam essa aliança. Isso porque hoteleiros têm um histórico de reclamações sobre os elevados custos das comissões cobradas por essas plataformas. Ainda assim, para Greg Schulze, vice-presidente sênior de Parceiros Estratégicos de Viagens do Expedia Group, a tendência é de que os dois lados construam uma relação mais colaborativa.

“A coisa menos produtiva que podemos fazer é brigar pelo último pedaço do bolo. Enxergamos a oportunidade de proporcionar ótimas experiências aos viajantes, incentivar mais viagens e ajudar nossos parceiros a alcançar a demanda que certamente não conseguiram por conta própria”, revela o executivo, em entrevista ao portal Hotel News Now, da CoStar.

“Queremos ajudá-los não só a ter sucesso em preencher quartos de hotel ou assentos de avião, mas também em fornecer uma experiência integrada. Quanto mais pudermos fazer isso, mais eles vão querer trabalhar conosco”, acrescenta.

Essa intenção, na avaliação de Schulze, é reforçada pelas recentes alianças firmadas pela empresa. O Expedia Group, por exemplo, fechou parceria com a IHG Hotels & Resorts, mirando distribuição otimizada. A iniciativa também faz da OTA responsável por garantir que as tarifas de atacado das marcas da IHG sejam consistentes globalmente.

“Estamos entusiasmados em ingressar no Programa de Distribuição Otimizada do Expedia Group. Esse acordo vai nos permitir gerenciar nossa distribuição atacadista com mais facilidade, proporcionando economia de custos, melhor controle sobre nosso mix de canais e aprimoramentos na estratégia de gerenciamento de receita, gerando valor adicional para nossos proprietários e hotéis”, afirma George Turner, diretor Comercial de Tecnologia da IHG.

Histórico e metas

A parceria com a IHG não é a primeira a ser firmada pela OTA. Em 2019, o Expedia Group assinou  acordo semelhante para simplificar a distribuição atacadista da Marriott International. Schulze ressalta que essas alianças ressaltam o potencial de benefício que a OTA pode ofertar às redes hoteleiras.

“Nos últimos dois anos, continuamos a investir em tecnologia e pessoas, certificando-nos de que temos a demanda certa, porque nossos parceiros querem controle, mas também buscam atingir metas de receita”, explica.

“Temos mais de 100 mil agentes de viagens e milhares de parceiros em todo o mundo para atender às suas necessidades de demanda”, continua o executivo, que reafirma a colaboração mais aberta entre sua equipe e as marcas de hotéis nos últimos anos.

“Em 2019, reservamos mais de US$ 100 bilhões em viagens e, quando você vende tanto, precisa processar todos esses pagamentos. Assim, aprende-se muito sobre esse processo e prevenção de fraudes”, completa.

Schulze também aponta a pandemia como impulsionador dessas parcerias, visto que a experiência do cliente é o principal foco no pós-crise. “A Expedia tem muitos dados sobre viagens e podemos ajudar hotéis a entender como são os padrões de reservas de voos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Phocuswire