Recentemente, a Associação Roteiros do Charme anunciou o início da seleção para o Guia de 2021. Em função da pandemia, a apuração ocorre de maneira diferente dos anos anteriores. Mais ainda, houve mudanças na data de lançamento e, talvez, até do formato de distribuição da publicação. As informações são de Helenio Waddington, presidente da Roteiros do Charme.

“Visitávamos os hotéis normalmente de março a outubro. Neste ano, para a edição de 2021, não pudemos fazer isso devido às restrições de locomoção”, justifica Waddington. Ele acrescenta que, normalmente, o guia é lançado entre os feriados de 15 e 20 de novembro, mas a pandemia impôs mudanças.

“Ficamos cinco meses sem distribuir guias e temos uma quantidade parada da edição de 2020. Por isso, prorrogamos essa distribuição até março de 2021”, explica Waddington. “Dessa forma, adiamos o lançamento da edição de 2021 para março ou abril do ano que vem, já com os novos hotéis que vierem a ser aprovados no período de visita que vamos fazer de novembro a fevereiro”, pontua.

Além do adiamento, Waddington adianta que estuda mudança na entrega. “Talvez com um novo formato. Ainda vamos discutir isso com os parceiros”, acrescenta o presidente da Roteiros de Charme.

Roteiros do Charme: processo de seleção

Quanto aos novos selecionados, os critérios permanecem os mesmos. “Sempre respeitando a legislação municipal, estadual e federal”, explica Waddington. “Nós cuidamos dos critérios de hospedagem. Tudo que se relaciona ao Covid-19 pertence ao município. A nós cabe apenas recomendar”, destaca.

Sugestões essas que vêm sendo feitas aos hotéis já integrantes à lista. “Recomendamos como amenizar para o hóspede sem ferir o protocolo, mas também garantindo o direito que ele tem de qualidade de serviço e produto quando procura um de nossos hotéis”, explica Waddington.

Desde o início da pandemia a associação buscou uma forma de prestar auxílio aos associados, inclusive na discussão dos protocolos de saúde. Uma das vitórias apontadas pelo presidente foi a facilidade no fornecimento para material de sanitização. “Foi um trabalho bem feito, com bastante resultado. Estou contente”, declara. “A pandemia ainda não é passado. É presente e temos que cuidar muito dela.”

Helenio Waddington - roteiros de charme

Waddington revela que visitas aos hotéis para Guia de 2021 devem se estender até fevereiro

Ação e reação

Pensando ainda sobre o momento vivido, a entidade lançou a campanha Celebre a vida quando tudo isso passar. “Foi muito bom porque não era o momento de fazer divulgação, mas de segurar e esperar para ver o que ia acontecer. Agora, estamos celebrando a alegria de viver”, comenta Waddington.

“Os hotéis estão voltando, inclusive neste último fim de semana. Vários destinos turísticos como Fernando de Noronha (PE) e Lençóis (BA), que estavam com hotéis fechados, estão reabrindo. Com isso, hoje, o Roteiros do Charme está com 95% dos associados funcionando”, destaca. “A maioria dos hotéis esteve fechada entre quatro e sete meses”, conta Waddington.

Segundo o presidente, houve ainda uma surpresa positiva com a capacidade de recuperação dos hotéis. “Houve uma taxa de ocupação boa, restrita, entretanto, à limitação imposta pela municipalidade. Teresópolis, por exemplo, não podemos ocupar mais de 70% dos quartos. Respeitados esses limites legais, diria que o indicador se recuperou de uma maneira surpreendente”, analisa.

(*) Crédito da capa: Roots Resort/Roteiro de Charme

(**) Crédito da foto: Divulgação/Roteiro de Charme