Dados do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) mostram que, em janeiro, apenas 3,5% da oferta de hotéis em São Paulo permaneciam fechados. Dessa fatia, um deles não retomará mais operações. A reportagem do Hotelier News apurou que o Bourbon Alphaville Business fechará as portas definitivamente a partir de sexta-feira (12). Procurada, a Bourbon Hotels & Resorts confirmou a informação do fechamento. O empreendimento, inclusive, nem consta mais no site da empresa.

A rede hoteleira paranaense, contudo, não quis se alongar mais sobre os motivos que levaram ao fim da parceria. Tentamos contato com os investidores para saber qual será o destino do empreendimento, mas não obtivemos resposta até a publicação da matéria. Sabe-se, contudo, que a pandemia teve influência decisiva para o fim das operações da unidade. Com forte apelo corporativo, o hotel certamente estava tendo dificuldades para ver a demanda reagir, assim como o restante de São Paulo.

Números do FOHB, por exemplo, ajudam a entender o tamanho da crise do segmento corporativo na capital paulista: em 2020, a ocupação média para todo o setor foi de 23,4%. O desempenho do indicador derrubou o RevPar 67,7% frente a 2019. Já a diária média cedeu 8,8% na mesma base de comparação.

Bourbon Alphaville Business em São Paulo: estrutura

Inaugurado em 2006, o empreendimento conta com 200 apartamentos, divididos em 17 andares. A unidade conta ainda com oito salas de eventos, que podem atender até 300 pessoas simultaneamente. Com o público predominantemente corporativo, o hotel tinha como ponto forte, além do potencial para o segmento Mice, o foco em uma área de A&B (Alimentos & Bebidas) de qualidade.

Ao longo de todo período em operação, o empreendimento passou por várias reformas e renovações. Com a saída da unidade do seu portfólio, a Bourbon passa a contar com 20 hotéis no mercado brasileiro.

(*) Crédito da foto: divulgação/Bourbon Alphaville Business