Uma das estrelas da hotelaria de luxo paulistana, o Palácio Tangará vive uma fase excelente desde sua reabertura, em setembro de 2020. Para quem atua no setor, o empreendimento é objeto de desejo de qualquer profissional. Afinal, a régua de qualidade e atendimento da propriedade upscale é alta e pertencer ao quadro de colaboradores é sinônimo de competência, experiência e padrões elevados de serviços. Mas mesmo com um nome de peso no mercado, o hotel vem apontando dificuldades para compor seu time de funcionários apesar dos salários acima da média.

No início da pandemia, o Palácio Tangará permaneceu fechado por seis meses. No período, a unidade manteve 75% de sua equipe, priorizando a recontratação de colaboradores antigos em sua reabertura. Com o aumento das demandas e reaquecimento do turismo, o empreendimento prevê chegar a 290 pessoas em seu quadro.

Indo na contramão de grande parte do mercado, o hotel ultrapassou os níveis pré-pandêmicos de seus indicadores em 2021, o que fez da propriedade em case de sucesso na retomada. Ou seja, o Palácio Tangará pode, quer e precisa contratar pessoas. Para Carlos Fabbris, diretor de People and Culture, a dificuldade para encontrar mão de obra qualificada é consequência da mudança de mindset dos profissionais. “Durante a pandemia, as pessoas ressignificaram o que é trabalho, dando mais valor à qualidade de vida. A hotelaria é um ramo que demanda muito dos colaboradores, com cargas horárias aos fins de semana e feriados”.

O Tangará tem a gastronomia e a experiência em seu DNA, recebendo um público exigente com perfil tanto de lazer quanto corporativo, além de passantes em seus requintados restaurantes. Com 21 vagas disponíveis, Fabbris salienta que o departamento de A&B (Alimentos & Bebidas) é a área com maior gargalo de profissionais. “Temos oportunidades em diversos setores, como recepção, manutenção, garçom e supervisão. Neste momento, nossa maior dificuldade é em A&B, pois para atuar no Palácio Tangará é necessário ter uma boa experiência, formação e inglês razoável para conversar com o cliente ou sugerir um prato”.

E tantas exigências e pré-requisitos têm um preço. A unidade da Oetker Collection conta com políticas agressivas de remuneração em todas as áreas, com salários acima da média do mercado. No setor de A&B, o hotel também favorece os profissionais com acordos de gorjetas firmados com sindicatos. Em alguns períodos, os garçons chegam a faturar cerca de R$ 6 mil com as caixinhas. Para completar, o Tangará disponibiliza uma série de benefícios, como assistência médica, odontológica e seguro de vida.

Palácio Tangará - carlos fabbris

Maiores gargalos estão em A&B, aponta Fabbris

Desenvolvimento profissional

Além da experiência e background, trabalhar no cinco estrelas requer treinamento para alinhar os profissionais aos padrões bem estabelecidos. Todos os membros da equipe passam por capacitações para não deixar escapar nenhum detalhe nos atendimentos e serviços.

“Nossos colaboradores são treinados para atender aos padrões de atendimento. Nossos clientes não vêm passar uma noite ou realizar uma refeição, mas para viver uma experiência. Garçons, camareiras, maitres, todos fazem parte do conjunto. Logo, valorizamos muito a qualidade de mão de obra”, continua o diretor. “Quem trabalha no Tangará está capacitado para atuar em qualquer hotel”.

Após a reforma da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empreendimento passou a operar também com colaboradores intermitentes — com vagas que não demandam experiência prévia. “Atualmente, contamos com 70 funcionários intermitentes. É uma área que estamos em fase de desenvolvimento”, pontua Fabbris. “No Tangará, damos a oportunidade do profissional fazer carreira em uma marca de grife, vivendo a hotelaria em seu dia a dia”.

Vagas em aberto

Abaixo, você confere as vagas em aberto no Palácio Tangará. Interessados podem enviar os currículos para o email [email protected].

  • Garçom
  • Garçom de Banquetes
  • Recepcionista
  • Líder de Recepção
  • Agente de Reservas
  • Guest Relations Júnior
  • Sommelier
  • Supervisor de A&B
  • Supervisor de Banquetes
  • Supervisor de Governança

Para as vagas acima, é necessário o domínio do inglês e formação em Turismo e/ou Hotelaria.

  • Auxiliar de Limpeza
  • Auxiliar de Manutenção
  • Auxiliar de Almoxarifado
  • 3º Cozinheiro
  • 3º Confeiteiro

Para as vagas acima, exige-se experiência prévia na função.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Palácio Tangará