Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

AEstrada Municipal Constantino Pauletti, na Zona Rural de Pardinho, sobretudo aos finais de semana e mais ainda num domingo, na altura do quilômetros seis, fica movimentadíssima. Pudera, além de ter a vista privilegiada para o Gigante Adormecido, a via concentra bons restaurantes. Um deles é o Paineira Velha, que serve uma deliciosa comida caipira e caseira sobre um fogão à lenha. Bom PRACA!

Fui almoçar lá, no início de abril, num domingo de tempo bom, sol e calor. A casa estava praticamente lotada, mas consegui achar uma mesa.

Paineira Velha - Franciele_Rodrigues

A proprietária e cozinheira Franciele Rodrigues

 

Paineira Velha - Movimento_domingo

O restaurante num dia de domingo bem movimentado

 

A região, como escrevi no primeiro parágrafo, estava bastante cheia. Havia uma feirinha de artesanato bem em frente à Tirolesa do Gigante, que fica praticamente ao Paineira Velha. Vale a pena dar uma olhada no trabalho das, sobretudo, artesãs.

Paineira Velha - Artesãs

Artesãs na feirinha de artesanato em frente ao Paineira Velha

 

O Paineira Velha trabalha no sistema de bufê à vontade: saladas, pratos quentes e sobremesas. Tudo por um preço único por pessoa: R$ 35 no dia da minha visita (10/4). Bebidas são pagas à parte.

O lugar pertence à cozinheira Franciele Rodrigues, que comprou o estabelecimento em 2021. A casa, no entanto, funciona desde 2014.

 

Paineira Velha - Pernil_suíno

A travessa de pernil suíno, que estava muito bom

 

Área

Pequena área no primeiro andar da casa, que dá vista…

 

Cuesta Paulista

…para o Gigante Adormecido, ícone da Cuesta Paulista

 

O estabelecimento é bem simples. A cozinha e o principal salão ficam no térreo e há um pequeno espaço, coberto, no primeiro andar, que dá vista para o Gigante Adormecido. Também vi uma mesa, com uma grande família, montada embaixo de uma das árvores da estrada municipal.

No dia que almocei na casa, entre as opções quentes, havia polenta, macarrão, feijoada, couve, frango, pernil suíno, arroz, torresmo e feijão. Ou seja, comida de sustança e bem caipira. Adoro demais tudo isso. Que gostooooooso!

Saladas

As opções de saladas no dia de minha visita

 

Polenta

A deliciosa polenta

 

Painel Pintado

Painel pintado na parede do restaurante

 

Depois de um prato de salada, provei o arroz, o feijão, a polenta, o torresmo, o pernil suíno e a couve. Fazia tempo que não saboreava uma comida caseira tão bem temperada e demais de boa. Que gostosooooooso!

Sabe quando tudo está bom? Foi assim no Paineira Velha. Destaques para apolenta, bem rústica; o torresmo, bem frito e sequinho; o pernil, macio e suculento; e o feijão com arroz, perfeitos. Que gostooooooso!

Naquele dia, como sobremesa, havia arroz doce e melancia. Fui na fruta. Docinha. Que gostooooooso!

Copa da Árvore

Almoço sob a copa da árvore: que gostooooooso!

 

Sem dúvida, uma das comidas mais saborosas de Pardinho. Imperdível.

*O QUE GOSTOSO! almoçou a convite do Restaurante Paineira Velha. Viagem com apoio da Agência de Negócios para o Desenvolvimento do Empreendedorismo Local (Andel) e La Cuesta Travel

SERVIÇO:

Paineira Velha
Estrada Municipal Constantino Pauletti, Km 6, Pardinho/SP
Whatsapp: (14) 99726-5194
Facebook

(*) Crédito das fotos: Claudio Schapochnik/Que Gostoso!