No Brasil desde o final de 2018, a OYO anunciou hoje (10) mudanças relevantes em sua operação no Brasil. A rede indiana fez o desligamento de parte significativa dos colaboradores. Embora a pandemia seja um catalisador das transformações divulgadas, a empresa trata as alterações como uma transição no modelo de negócio, que vai se apoiar por completo no digital.

Com isso, todo atendimento aos clientes e proprietários de hotéis parceiros será feito digitalmente. A captação de novos empreendimentos também será conduzida dessa maneira. Na verdade, desde o início da pandemia a operação já era tocada assim, o que dá confiança à OYO de que poderá continuar sua trajetória de expansão com um esse modelo de negócio.

Além disso, a OYO Brasil volta a responder diretamente ao escritório central, na Índia. Vale destacar que, em setembro do ano passado, a empresa anunciou a criação da OYO Latam, joint venture lançada em parceria com o SoftBank para controlar os mais de 1 mil hotéis no Brasil e no México. Com o anúncio de hoje, a subsidiária brasileira seguirá voo solo, saindo ainda da guarida do banco de investimento japonês.

A rede indiana informou também que não prevê interrupção nas reservas já existentes ao longo dessa fase de transição. Confirmou também que entrará em contato com hotéis parceiros, hóspedes e outros stakeholders com mais informações sobre a mudança.

OYO Brasil: nota oficial

Esta é a segunda grande mudança anunciada na operação da rede indiana no país. Mesmo antes da pandemia, a OYO enfrentava problemas não só no Brasil, mas em todo o mundo. Com dificuldades em tornar a operação lucrativa, a empresa criada por Ritesh Agarwal cortou parte da mão de obra.

Leia abaixo o comunicado oficial divulgado esta manhã pela OYO Brasil:

A COVID-19 é uma crise de saúde que continua impactando as pessoas em todo o mundo de maneiras que nunca havíamos imaginado e sem uma visibilidade clara de quando a recuperação ocorrerá. Bloqueios inesperados, interrupções de planos de viagem e restrições afetaram consideravelmente a indústria de hospitalidade e turismo, a qual enfrenta um hiato de grande escala em todo o mundo, incluindo a América Latina.

A OYO, como uma das mais novas startups de hospitalidade, não ficou imune a isso. Embora o modelo de negócios da empresa continue sendo uma oportunidade viável a longo prazo na região, dados os desafios atuais apresentados pela COVID-19, as operações da OYO na América Latina passarão para um modelo de serviço exclusivamente digital para todos os parceiros hoteleiros e hóspedes. Como resultado, o Softbank Latam (SBLA) não estará mais envolvido nas operações comerciais.

Não prevemos qualquer interrupção nas reservas já existentes durante esta transição e entraremos em contato com nossos hotéis parceiros, hóspedes e outras partes interessadas nos próximos dias com mais informações sobre a mudança.

Infelizmente, esta mudança no modelo de serviço significa que teremos que dizer adeus à maioria dos nossos companheiros de equipe que admiramos e valorizamos. Temos pessoas extremamente talentosas na OYO e outras empresas terão muita sorte de tê-los. Somos extremamente gratos a todos os nossos funcionários e temos o compromisso de tornar essa transição o mais humana possível.

(*) Crédito da foto: Divulgação/OYO Brasil