Eventos sociais, em especial casamentos, sempre foram importantes para compor a receita de muitos hotéis. No entanto, a demanda foi sufocada pela pandemia e, só nos últimos meses, esse mercado voltou à tona. Não só retornou, como até passou por momentos de overbooking em razão de reagendamentos de eventos dos anos anteriores, além de identificar mudanças no perfil e nas demandas dos noivos.

Segundo a Abrafresta (Associação Brasileira de Eventos), pelo menos 40% dos casamentos foram cancelados durante o período mais crítico da pandemia, causando enorme prejuízo ao setor. No entanto, com o avanço da vacinação e o retorno das atividades presidenciais, o total de cerimônias deve aumentar 47% no primeiro semestre de 2022, na comparação anual.

“O número de casais que se registraram no nosso site para organizar o casamento nos últimos 12 meses, por exemplo, praticamente dobrou em março, em comparação com o mesmo período de 2021”, afirma Juliana Gallo, diretora de vendas Latam da Casamentos.com.br, plataforma online de organização de casamentos.

Casamentos - overbooking problema bom_Guilherme OIiveira

Oliveira: ‘todo fim de semana é fim de semana de F1 no hotel’

Ela acrescenta que 2022 foi considerado por muitas empresas e casais o mais seguro para efetivar a remarcação. Isso exigiu flexibilidade dos fornecedores para dar conta dessa alta demanda, o que se refletiu em agendas lotadas, inclusive nos dias de semana. “Em pesquisa que fizemos com mais de 300 mil noivos, constatamos que não haverá um dia do ano sem celebrações de casamentos no Brasil em 2022”, comenta Juliana.

Quanto aos hotéis que costumam receber este tipo de evento, o cenário é de recuperação total. “Passamos por um momento de overbooking de datas, em que era necessário acomodar os eventos reagendados e continuar com produto na prateleira para atender às novas comemorações. Planejamento e organização foram essenciais”, relata Guilherme Oliveira, gerente de Eventos do Unique, em São Paulo.

“A sensação é que todo fim de semana é fim de semana de F1 no hotel, que por anos foi o evento que mais movimentava a hotelaria paulistana. Um corre-corre nos corredores , o departamento de Compras orçando com vários fornecedores ao mesmo tempo, escalas de folga sendo revisadas… muita correria”, complementa Oliveira.

Tamanho e espaços

Após um período tão anormal para todos, é esperado que as preferências e demandas dos noivos também mudem, principalmente em relação ao espaço escolhido e o tamanho da cerimônia.

Anos depois da afirmação do conceito mini wedding, esse formato mais intimista passou a fazer mais sentido do que alguns anos atrás, quando o conceito surgiu como moda. No entanto, brasileiro é conhecido por fazer grandes cerimônias e elevado número de convidados – e uma pandemia definitivamente não mudará isso.

Segundo Juliana, a lista de convidados de casamentos brasileiros tem, em média, 180 pessoas. “Com a pandemia, houve um esforço dos casais para se adequarem às medidas de segurança impostas pelos governos, refletindo na redução da lista e também na adoção de mini weddings ou até mesmo de micro cerimônias. Com o avanço da vacinação, os brasileiros voltaram a sonhar com a possibilidade de realizarem as festas de casamento da forma tradicional,” diz.

Oliveira, contudo, vê uma realidade diferente no Unique. Segundo ele, as grandes celebrações continuam, mas há espaços para cerimônias mais intimistas. “Nossa suíte Oásis, que recebe até 100 pessoas, hoje é tão concorrida quanto nosso espaço de eventos, que recebe até 1 mil”, revela Oliveira. “Sinto que o público busca também uma festa menor, ficando mais à vontade e perto das pessoas mais íntimas, abrindo mão dos protocolos tradicionais. Convidam quem desejam de fato que esteja no dia – e não por obrigação”, acrescenta.

Outra tendência que se mantém, aponta Juliana, são os casamentos ao ar livre – e muitos hotéis já se adaptaram a essa demanda, como veremos mais abaixo. “Isso não significa que os ambientes fechados não estão sendo requisitados”, observa. “Nestes espaços, há na verdade uma expectativa de que atendam às medidas de segurança, como a oferta de álcool em gel, espaçamento entre as mesas dos convidados e ventilação natural”, explica.

Diante desse cenário, os pacotes de Dias de Noiva e Noivo retornaram com tudo nos hotéis. Como consequência direta, uma ampla gama de serviços relacionados, incluindo pedidos de orçamento para profissionais de beleza, também cresceram bastante. “No primeiro trimestre, houve alta de 29% no número de pedidos frente a igual período de 2020. Na comparação com 2019, o crescimento é de 40%”, informa Juliana.

Destination Wedding

Casamentos - overbooking problema bom_Club Med Lake Paradise

Club Med Lake Paradise ganhou espaço para casamentos

Fora a tendência de reunir grupos menores de convidados para celebrações ao ar livre, os casamentos em viagens, chamados também de destination wedding, também ganharam força. Para a rede RCD Hotels, a demanda de casamentos brasileiros no Caribe é fundamental. Só em 2021, principalmente no segundo semestre, mais da metade das cerimônias realizadas nos Hard Rock Hotels foram de noivos brasileiros.

Seguindo essa onda, o Club Med firmou parceria com o grupo Bisutti, especializado em eventos sociais e corporativos, para criar espaços exclusivos para casamentos distantes das metrópoles. Essa colaboração gerou a criação de áreas de eventos exclusivas em Lake Paradise (SP), em operação desde agosto do ano passado, e Trancoso (BA), previsto para inaugurar em maio.

Segundo Fabio Natrieli, head de Marketing do grupo Bisutti, o mercado de destination wedding tem crescido exponencialmente. “Nos últimos anos, esse tipo de casamento cresceu 200%. Os noivos têm buscado cada vez mais opções diferenciadas para o grande dia, e o destination wedding é uma delas.”

“Ninguém quer mais casar em um dia, mas no final de semana completo. Em Lake Paradise, construímos uma catedral de vidro linda pegando um pedacinho do campo de golfe, por exemplo”, relata Janyck Daudet, CEO do Club Med para a América do Sul. “A demanda está muito grande, com toda organização ficando com o grupo Bisutti. Estamos muito felizes com essa parceria”, comemora o executivo.

(*) Crédito da capa: 8090666/Pixabay

(**) Crédito da foto: reprodução do LinkedIn

(***) Crédito da foto: Divulgação/Club Med