Acompanhando a retomada do turismo e o relaxamento das restrições de viagens, as principais OTAs do mercado voltaram a investir pesado em marketing no ano passado. Ainda que abaixo dos níveis de 2019, os valores gastos em publicidade foram muito superiores ao registrado em 2020, segundo informado pelo Phocuswire.

Para se ter uma ideia, em 2019, Booking.com e Expedia, juntas, somaram US$ 11 bilhões em gastos com marketing. Em 2020, as duas empresas reduziram drasticamente seus investimentos em publicidade, desembolsando US$ 4,7 bilhões, para ser mais exato. O número representa queda de 60% em relação ao ano anterior.

No segundo ano de pandemia, marcado pelo início da recuperação do turismo, a Booking Holdings gastou US$ 3,8 bilhões em marketing, aumento de 72,7% dos valores registrados em 2020 (US$ 2,2 bilhões). Só no último trimestre do ano passado, foram mais de US$ 974 milhões investidos em atividades publicitárias, um salto de 142% em relação aos US$ 386 milhões de 2020.

Seu principal concorrente, o Expedia Group, que tinha atingido recorde de gastos com marketing em 2019 (US$ 6 bilhões), investiu até mais, com US$ 4,1 bilhões, crescimento de 66% frente ao ano anterior (US$ 2,5 bilhões). O portfólio do grupo inclui as marcas Vrbo, Expedia, Trivago e Travelocity.

Enquanto isso, o Airbnb registrou recorde de investimentos na área em 2021, com US$ 1,9 bilhões, acima de ambos os anos anteriores, que registraram US$ 1,2 bilhão e US$ 1,6 bilhão, em 2020 e 2019, respectivamente.

Sediado em Xangai, na China, o Trip.com Group, operador de das marcas Ctrip, Skyscanner e Trip.com, viu seus gastos com marketing em 2021 aumentarem 12% ano a ano, para US$ 772 milhões, abaixo do valor de 2019 (US$ 1,3 bilhão).

Prioridades: marketing ou sustentabilidade?

Nos últimos meses, tanto o Expedia quanto a Booking, viraram alvo de críticas de ativistas por uma indústria de viagens mais sustentável, incluindo Jeremy Sampson, da The Travel Foundation. Segundo eles, os orçamentos de marketing das companhias poderiam ser gastos em iniciativas verdes.

Até então, nenhuma das duas empresas demonstraram interesse em seguir o conselho, considerando o aumento nos gastos com anúncios em 2021. Porém, recentemente, o Expedia realizou uma parceria com o Green Key, visando promover viagens mais sustentáveis.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire