Nos últimos dois anos, devido à pandemia, o setor de turismo precisou passar por transformações e adaptações para se adequar à nova realidade. Pensando nisso, as OTAs (online travel agencies) Decolar e Expedia elencaram tendências que devem alavancar o segmento em 2022.

Entre as tendências trazidas pelas OTAs, está o trabalho remoto durante as viagens, visto que a pandemia mudou diversos paradigmas no ambiente de trabalho. “Notamos novos perfis de viajantes e novas tendências. Uma delas, que veio para ficar, é o anywhere office, que permite maior frequência nas viagens de lazer, dado que as pessoas podem trabalhar em lugares distintos”, afirma Tiago Lopes, diretor de sourcing da Decolar.

“Existe também o turista que antes viajava para o exterior e que, em função da pandemia, está preferindo descobrir novas experiências pelo Brasil, como gastronomia, aventura e turismo rural”, acrescenta.

De acordo com o Expedia Group, mais da metade (56%) das pessoas que trabalham de forma remota farão uma viagem de bleisure – unindo trabalho e lazer – neste ano.

Além disso, a Decolar, que teve crescimento significativo na pandemia, aponta que destinos que promovem interação com a natureza estão cada vez mais desejados. Levantamento recente da empresa mostra que destinos como Maceió, Porto Seguro (BA), Natal, Porto de Galinhas (PE) e Ilhabela (SP) estão entre os mais procurados para hospedagem no primeiro semestre deste ano.

Entre as demais tendências trazidas pela OTA, está o aumento do interesse pelo aluguel de carros em destinos nacionais, a tecnologia exercendo papel fundamental na recuperação do turismo e, por fim, viajantes mais exigentes.

Esta última tendência também é compartilhada pelas duas empresas, que acreditam que grandes ofertas e flexibilidade influenciarão na decisão de compra dos turistas.

Expedia: perspectivas

Entre as principais perspectivas da empresa para este ano, destaca-se o aumento do investimento em viagens, que deve se aproximar dos níveis pré-pandemia. Segundo dados da OTA, cerca de 54% dos viajantes entrevistados afirmaram que planejam gastar mais em viagens este ano do que antes da crise sanitária e 40% devem utilizar pontos de fidelidade em pelo menos uma viagem em 2022.

A empresa também mostra que as viagens sustentáveis devem aumentar este ano, já que grande parte dos turistas afirmou que escolheria destinos menos movimentados para reduzir os impactos do overtourism.

(*) Crédito da foto: vanessaobrzut/Pixabay