Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

“Criatividade saborosa” pode ser o resumo, em uma só expressão, da proposta do cardápio do recém inaugurado B.A.R. SP. Lá estão, por exemplo, petiscos como os bolinhos de bobó de camarão e de queijo canastra com costelinha suína. O estabelecimento fica numa casa de esquina com espaços bem distribuídos no Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo, e pertence ao Elias Chamié, também chef, e um sócio. Recentemente, fui almoçar e saborear alguns dos acepipes e gostei muito do que provei.

Chamié e o sócio conhecem muito bem o segmento da Restauração. A dupla tocou por muitos anos um bufê que atendia, com competência e profissionalismo, sobretudo o mercado corporativo da capital paulista. Com a pandemia de Covid-19, o bufê foi mais uma vítima fatal da triste lista de fechamentos definitivos no segmento da Gastronomia em todo o País. Mas a vida tem de seguir…

B.A.R.-SP-2021-2-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso

No alto a costelinha suína com o molho barbecue caseiro e, acima, os bolinhos de queijo canastra e costelinha de porco

E então eles resolveram montar um estabelecimento descolado. “Pensamos e abrimos um boteco, com um menu que segue este estilo de bar descontraído que o brasileiro tanto adora”, disse-me Chamié, responsável pelo cardápio e pela cozinha. Ele é um chef criativo que prima pela qualidade. “O que dá para fazer aqui na cozinha, eu e minha equipe fazemos; prezamos pelo artesanal e passamos longe dos ultraprocessados”, assegurou o profissional.

A criatividade de Chamié, que pode ser vista no cardápio — e no que vem pela frente —, pode ser explicada pela história pessoal dele. A família do pai é libanesa, a da mãe, italiana, ele nasceu em Belém do Pará e vive em São Paulo há muitos anos. Essa mistura, sem dúvida, ajudou a moldar a culinária praticada pelo chef.

No menu, a distribuição da oferta utiliza títulos não convencionais. Confira: Pra curtir, Pra matar a fome, Pra manter a forma, Pra criança, Pra enfiar o pé na jaca, Pra matar a sede e Pra dar um tempo.

“Há itens no menu que não são novidade, mas que temos de oferecer pois as pessoas gostam, como o dadinho de tapioca, batata frita, caldinho de feijão, isca de peixe à milanesa, carpaccio, torresmo, pastel etc”, explicou o chef.

B.A.R.-SP-2021-7-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso

Mesas no salão: ambiente bem dividido

Em relação à casa, vale destacar que possui alguns ambientes: o salão interno, onde também ficam a cozinha e o bar; mesas e tambores (daqueles de óleo lubrificante, vazios, ideais para apoiar copos, garrafas e petiscos) na calçada; andar superior onde ficam os banheiros, outro salão, que pode ser usado também para pequenos eventos, uma área privativa e terraço aberto com mesas e tambores. “Comportamos bem mais de 100 pessoas, mas por causa da pandemia, só atendemos hoje 40%”, contou Chamié.

A decoração segue as cores da bandeira de São Paulo (preto, branco e vermelho), também do cinza, e plotagens nas paredes de cartões-postais paulistanos.

B.A.R. SP: MINHAS EXPERIÊNCIAS

Estava sozinho e, por isso, provei porções menores das que regularmente são servidas.

Comecei com os bolinhos de os bolinhos de bobó de camarão e de queijo canastra com costelinha suína. Bem sequinhos e quentinhos e bem diferentes. O de bobó de camarão estava muito bom, cremoso e com um camarãozinho no recheio. Adorei o de queijo com costelinha de porco. Bem temperado, recheio farto da carne suína desfiada e em combinação com o queijo bem derretido.

B.A.R.-SP-2021-3-divulgacao

Prato executivo de fraldinha com legumes e purê de batatas (foto divulgação)

Depois continuei nas frituras. Provei um pastel de cada —queijo, carne seca e rabada. Massa crocante e sequinha, com recheios tradicionais, ainda que nunca tinha provado o de rabada. E gostei muito desse, bem temperado. Aí provei a isca de peixe à milanesa, feita com pescada amarela. Delícia! Feita com farinha Panko e que derreteu na boca, com as gotas de limão.

Logo após provei o hambúrguer da casa, montado no pão ciabatta rústico com queijo e maionese de salsinha. Nesse, a “pegada” está no blend do disco de carne: patinho, linguiça suína e óleo da fritura do bacon. Nossa, ficou dez, com aquele leve sabor do defumado do bacon. A maionese de salsinha, com alho também, estava ótima.

Houve espaço ainda para provar outra forma de costelinha suína: assada em baixa temperatura por quatro horas e servida com o molho barbecue. Sim, esqueça aqueles molhos desse tipo servidos em alguns fast foods de comida estadunidense, que lembram mais uma calda grossa. O feito pelo chef Chamié é de outro nível, caseiro, leve e com as mesmas características. Só poderia vir mais no prato, pois é muito gostoso.

B.A.R.-SP-2021-1-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso

Os bolinhos de bobó de camarão

Em relação às sobremesas, provei o brigadeiro de colher com farofa de paçoca e flor de sal e o pudim de leite com calda de caramelo. Ambas estavam bem saborosas.

NO FUTURO, O PARÁ

O cardápio da casa ainda oferece pratos executivos, no almoço durante a semana, opções de pratos principais com a escolha de dois acompanhamentos, e bufê de feijoada onde a pessoa se serve a vontade, servida às quartas e aos sábados.

“Mais para a frente, vou incluir itens paraenses no menu”, avisou o chef Chamié. Adorei ouvir isso, visto que aqui em São Paulo a riquíssima culinária do Pará não é tão conhecida. Fui uma única vez a esse Estado, para a capital Belém, e realmente há muitas coisas desconhecidas ou pouco conhecidas na capital paulista, sejam ingredientes e formas de preparo. Que assim seja!

A casa trabalha com aplicativos de entrega (Ifood, Uber Eats, Rappi e Loggi) e com entrega própria e gratuita, em um raio de até dois quilômetros a partir do estabelecimento.
Pelo que provei recomendo, sim, o B.A.R. SP. Boteco criativo, descontraído, com opções muito saborosas e a preços bem razoáveis.

B.A.R.-SP-2021-9-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso

O sócio e chef da casa, Elias Chamié

 

-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso

A isca de filé de peixe empanado

 

Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso

O chef Elias com a brigada da cozinha: Everaldo, à esq., e Marcelo, Lucas e Gil

 

-divulgacao

O brigadeiro de colher, farofa de paçoca e flor de sal (foto divulgação)

*A reportagem do Que Gostoso! almoçou a convite dos sócios

Serviço:

B.A.R. SP Bar e Restaurante
Rua Pascal, 853, Campo Belo, São Paulo/SP
Cardápio
Horário: de terça a sábado, das 11h30 às 21h; domingos e feriados, das 11h30 às 18h
Tel. (11) 5542-0490
Instagram

(*) Crédito das fotos: Claudio Schapochnik/Que Gostoso!