Localizado em Porto Seguro (BA), o Ondas Praia Resort tem apostado em diversas estratégias ESG (Enviromental, Social and Governance), que envolvem ações de sustentabilidade e com viés social. Inaugurado há pouco mais de um ano, o empreendimento plantou mudas nativas de Pau Brasil e aroeiras vermelhas e reciclou mais de três toneladas de lixo.

O projeto de gestão do resort da WAM Hotéis – que envolve colaboradores, fornecedores, terceirizados e clientes – também inclui a preservação do bioma de Mata Atlântica e valorização da cultura e tradições Pataxós. A iniciativa está dividida em duas frentes: Onda Verde e Movimento Ondas e Praia do Amanhã.

Onda Verde

O projeto Onda Verde tem como proposta principal a gestão do lixo com sustentabilidade, promovendo o descarte correto de resíduos, reaproveitamento de água, reciclagem e reutilização de embalagens. Todo o material recolhido – plástico, papelão, latas de alumínio, vidro, óleo de fritura, orgânicos e pilhas – é proveniente do hotel e da Praia Kaxynawã Ondas Bar e Mar. Só em óleo, foram reciclados mais de 850 litros do produto.

Além disso, o resort adotou o uso de bicicletas para fiscalização e segurança do empreendimento. Também foram abolidos os copos de plástico nos refeitórios dos colaboradores, sendo substituídos por squeezes. Vários produtos consumidos, como palmito, tiveram suas embalagens customizadas e os vidros se tornaram potes de biscoitos.

Praia do Amanhã

O Praia do Amanhã, por sua vez, é uma iniciativa que se concentra na Praia do Mutá, promovendo a prática de atividades ecológicas, com foco nas famílias e gerações futuras de moradores do entorno.

Na praia, foram fixadas placas com informações de bioindicadores, que mostram a qualidade tanto da praia, quanto da água do mar na região. Walter Luiz, gerente do Ondas Praia Resort, reforça que o projeto Praia do Amanhã também está preservando áreas de restinga com o replantio da vegetação. “A limpeza da praia é feita diariamente. Além disso, temos parceria com diversas aldeias da região, gerando diversos empregos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/WAM Hotéis