Embora o inverno só comece oficialmente daqui há um mês, o frio já tomou conta da região Sudeste. Localizado no topo da Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) registrou 5ºC no dia 13 de maio, a menor temperatura mínima do estado, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até então. Esta semana, o destino seguiu batendo recordes congelantes para a alegria dos turistas. De acordo com a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), a previsão de que o frio seja ainda mais intenso para as próximas semanas gerou aumento de 30% nas buscas por hospedagem.

Em entrevista ao Hotelier News, empreendimentos como Viviê Pousada, Pousada Vale Verde, Resort Magnífico, Kuriwa Hotel, Pousada Suíça Mineira confirmaram a declaração da MOVE. Todos esses alegaram sentir um aumento expressivo nas buscas por reservas com a chegada do frio, verificando alta ocupação para as próximas semanas.

“A temperatura caiu bem mais rápido este ano. Por esse motivo, o pessoal está antecipando a vinda para cá”, afirma Paula Cardoso, recepcionista da Pousada Suíça Mineira “Quanto ao inverno, a expectativa é que seja bastante movimentado, com certeza bem mais do que nos últimos anos”, complementa.

Para outros meios de hospedagem, a notícia não gera muita comoção, como é o caso da Pousada Villa Monte Verde. “Até sentimos a demanda aumentar um pouco, porém isso fez pouca diferença, já que nos encontramos com ocupação máxima desde antes da onda de frio. Quanto ao inverno, já estamos praticamente lotados até julho”, relata Evyla Azevedo, recepcionista da pousada.

Turismo em alta

E não é apenas a hotelaria que comemora as baixas temperaturas. Se tratando de um destino serrano, o turismo como um todo é beneficiado pela alta demanda de visitantes.“Além do setor de hospedagem, as empresas de passeio também registraram um aumento no número de interessados nos últimos dias. Por isso, é importante que quem deseja aproveitar o frio em Monte Verde, já faça sua reserva com antecedência”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Eleito o destino mais acolhedor do Brasil pelos usuários da plataforma Booking.com, Monte Verde conta com programação movimentada para os próximos meses. Entre os dias 11 de junho e 14 de agosto, a MOVE promoverá três eventos: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Gastronomia Mineira nas Montanhas. A expectativa é receber cerca de 600 mil pessoas e movimentar R$ 200 milhões na economia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MOVE