Corroborando com os resultados registrados pela Embratur em maio, a OMT (Organização Mundial de Turismo) divulgou novos sinais de recuperação do turismo internacional. Só no primeiro trimestre do ano, o segmento registrou aumento anual de 182%, com 117 milhões de chegadas internacionais. Embora a comparação com o período de pandemia seja bastante frágil, a perspectiva da organização sobre o cenário é bastante positiva, com expectativa de que o resultado atinja entre 55% e 70% dos níveis de 2019 este ano.

A expectativa da OMT é baseada no aumento significativo das reservas de voos e crescimento do índice de confiança. No entanto, vale dizer que das 76 milhões de chegadas internacionais adicionais nos primeiros três meses, cerca de 47 milhões foram registradas em março. A agência, contudo, ressalta que isso se deve a fatores como restrições de viagem, o desenrolar da guerra na Ucrânia, possíveis novos surtos de coronavírus, e as condições econômicas globais, em particular a inflação e os preços da energia.

Embora os resultados estejam crescendo, e a expectativa seja positiva, a batalha ainda não está ganha. Por este motivo, a Embratur vem realizando uma série de iniciativas para fomentar os destinos brasileiros no exterior, além de ter participado das principais feiras internacionais e realizado roadshows com operadores, agentes, entidades e associações do setor.

“Nossa meta é atingir o patamar pré-pandemia, quando recebíamos mais de 6 milhões de estrangeiros por ano”, afirma Silvio Nascimento, presidente da Embratur. “A movimentação do turismo mundial está em ascensão e nós da Embratur estamos confiantes de que o aumento da promoção dos destinos brasileiros será decisivo no retorno do turista para cá”, acrescenta.

Recortes regionais

Ainda na comparação anual, a Europa registrou aumento de 280% nas chegadas internacionais no primeiro trimestre de 2022, segundo estudo recente da OMT. Já nas Américas o crescimento foi de 117%. Mesmo assim, as chegadas de ambas regiões, que são destaque no ranking de retomada, ainda estão 43% e 46% abaixo dos níveis apresentados em 2019, respectivamente.

No entanto, a última pesquisa do Grupo de Especialistas da OMT revelou que 83% dos profissionais de turismo têm melhores perspectivas para 2022 frente a 2021. Contudo, a avaliação ressalta que o fechamento de alguns mercados emissores, em especial na Ásia e no Pacífico, bem como o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, podem atrasar a tão esperada recuperação do turismo internacional.

Um estudo desenvolvido pela GlobalData reforça os dados da OMT, prevendo que o volume de viagens internacionais cresça anualmente e atinja os níveis da pré-pandemia em 2025. Todavia, ambas as intituições reconhecem que as Américas tem recuperado de forma mais acelerada, podendo atingir e até superar os resultados de 2019 um ano da previsão global.

(*) Crédito da foto: Jeshoots.com/Unsplash