As estratégias de recuperação nos números do turismo global devem ser atreladas ao uso de ferramentas digitais, de acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo). A retomada das atividades do setor, quando relacionadas com práticas de inovação e sustentabilidade, devem contribuir ainda mais para energizar toda cadeia turística gradativamente.

A OMT acredita que uma forma prática disso pode ser vital no trabalho da Must Travel & Tech. A empresa apresentou uma ferramenta durante uma feira em Porto, Portugal, que permite que viajantes compartilhem suas experiências no turismo.

Isso, de forma direta, promete reativar a visibilidade dessas atividades em destinos e cidades ‘inteligente’, ou seja, que incorporam a tecnologia às variadas formas de desenvolvimento.

A Must trabalha, portanto, aliando turismo e tecnologia, já atua em 60 países. O trabalho dela visa agregar toda e qualquer informação que seja de interesse dos viajantes, unificando-as em uma plataforma apenas. Segundo Pablo López, CEO da companhia, a utilização de ferramentas digitais, defendida também pela OMT, aumenta a produtividade de outras empresas do turismo.

“A implementação de soluções digitais atreladas às tendências do setor permite que produtos sejam desenvolvidos de forma específica, personalizada e segura. Mais ainda, esse tipo de ação foca em padrões de comportamento e gestão de espaços que contribuem com a recuperação de uma atividade tão importante à economia quanto o turismo”, afirma.

OMT e Must

A abordagem conjunta entre a empresa e a OMT também é importante para disseminar essa estratégia. A entrada da instituição acontece com a inteligência no mercado turístico, aplicando-a aos usuários da ferramenta. É dessa forma que a tomada de decisão se adequa mais ao setor.

A cooperação entre as partes, então, conta com as seguintes ações até o fim de 2024:

  • Apoiar a transformação digital de prestadores de serviços turísticos.
  • Fomentar o desenvolvimento e a promoção do turismo de forma sustentável e inclusiva.
  • Impulsionar a inovação nas práticas de reserva e consumo de experiências e atividades turísticas.
  • Incentivar a criação de conteúdos de qualidade com foco no patrimônio cultural e na autenticidade do destino a ser promovido.
  • Promover e divulgar o programa “Best Tourism Villages” da OMT na plataforma MUST, bem como outros programas ou eventos da Organização.
  • Promover programas relacionados à inovação, educação e investimentos que sejam úteis para destinos turísticos de interesse mútuo.

(*) Crédito da foto: Unsplash