Pelo segundo ano consecutivo, os meios de hospedagem brasileiros apresentaram queda em sua ocupação média – foi o que mostrou o Panorama da Hotelaria Brasileira, da HVS e HotelInvest, referente ao desempenho do mercado em 2013. Os números revelaram que o índice foi 3% inferior ao registrado em 2012.

No ano passado, houve uma forte desaceleração no reajuste das diárias médias, que caíram 0,5%. Como consequência, a RevPar (receita por apartamento disponível) caiu 3,5%. Em 2012, embora houvesse uma redução na taxa de ocupação (-4,1%), houve aumento de 7,7% nas tarifas, o que manteve a variação do RevPAR positiva (3,5%). 

Segundo divulgado pelas consultorias, em 2013, os hoteleiros não conseguiram subir os preços e foi observada a primeira queda de receita dos hotéis nos últimos anos. A ocupação, no entanto, ainda permanecem em patamares ainda saudáveis, com índices acima de 63%. 

“Em 2014 as condições do mercado permanecem desafiadoras, pois a economia continua andando em um ritmo modesto. Porém, as perspectivas para o setor hoteleiro nos próximos anos são bastante positivas, pois haverá crescimento da demanda, aumento nas taxas de ocupação e recomposição das tarifas. O aumento na oferta de quartos também deve desacelerar, diminuindo a pressão sobre as taxas de ocupação e na rentabilidade dos empreendimentos”, afirma Cristiano Vasques, sócio-diretor da HotelInvest e managing-director da HVS South America.

Serviço
www.hotelinvest.com.br